SEMINÁRIOS AUTOPOIÉTICOS: DIÁLOGOS E PERCURSOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Autores

  • Fabiana Schneider Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Graciela Soares Fonsêca Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Carlos Botazzo Faculdade de Saúde pública USP

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i3.87659

Resumo

Este artigo destaca o processo de construção de uma rede colaborativa entre trabalhadores, gestão e pesquisadores a partir de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS). Tem o objetivo de relatar o desenvolvimento dos Seminários Autopoiéticos e tecer reflexões sobre seu potencial disparador de novas metodologias para o trabalho em saúde. Esta ação propôs rodas de conversas a partir da metodologia da problematização, trabalhando a construção de conhecimentos pela vivência de experiências significativas do cotidiano de trabalho dos participantes. Os participantes puderam repensar e rever o seu processo de trabalho, vislumbrado outras possibilidades para promover cuidado em saúde que emergiam de suas próprias críticas e reflexões, pelos exercícios da problematização, do diálogo e, consequentemente, da transformação do trabalho, preceitos básicos do movimento EPS. Os Seminários apontaram para uma autopoiese construída no e para o trabalho e estimularam novas configurações do ser e do fazer em saúde por um investimento do trabalhador em si e sobre seu processo de trabalho. Esta ação de EPS resultou em reconhecimento de si no trabalho, pois formalizou um espaço-tempo para o debate, reconhecendo fragilidades e forças e reconfigurando percursos na micropolítica cotidiano do trabalho em saúde.

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Biografia do Autor

Fabiana Schneider Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Departamento de
Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora Permanente do Programa de PósGraduação Modalidade Mestrado Profissional Ensino na Saúde (PPGENSAU) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em clínica ampliada, produção do cuidado em saúde, ética e bioética, SUS e gestão da Clínica.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

PIRES, F. S.; FONSÊCA, G. S.; BOTAZZO, C. SEMINÁRIOS AUTOPOIÉTICOS: DIÁLOGOS E PERCURSOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 23–32, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i3.87659. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/87659. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes

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