A INSERÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luana Kethlyn Bellini Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Viridiane Klabunde Carabagialle Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Evilin Fontana Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Fábio Zanuzzo Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Graciela Soares Fonsêca Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v4i1.89765

Resumo

O programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade objetiva promover a integração entre o ensino, o serviço e a comunidade, focando a inserção no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Educação Interprofissional e das práticas colaborativas, que permitam o desenvolvimento de habilidades, conhecimento e competências colaborando em âmbito profissional e acadêmico. Neste artigo, objetiva-se relatar a experiência dos estudantes de Psicologia nas ações do PET-Saúde Interprofissionalidade, desenvolvido no município de Chapecó, Santa Catarina, por meio de uma parceria entre três Instituições de Educação Superior e a Secretaria Municipal de Saúde. As ações desenvolvidas incluíram a imersão longitudinal em uma Unidade Básica de Saúde e a aproximação com as diversas atividades desenvolvidas pelo serviço, além do reconhecimento do território, de diálogos com os usuários e da elaboração e execução de um projeto de intervenção direcionado a responder à uma problemática específica identificada: a corresponsabilidade do usuário do SUS. A partir da experiência no PET-Saúde, os estudantes de Psicologia ressignificaram a profissão, compreenderam a importância do SUS e o papel que o psicólogo desempenha nele, perceberam a importância das práticas colaborativas para gerar resolubilidade e a importância da Educação Interprofissional e de uma formação em saúde abrangente, em detrimento de práticas fragmentadas, para formar profissionais competentes para o trabalho em saúde. Conclui-se que a participação no PET-Saúde Interprofissionalidade é importante e potente para os estudantes – em especial os de Psicologia – no sentido de oportunizar uma formação coerente com as demandas sociais de saúde oferecendo uma visão de integralidade, direcionada ao cuidado e bem-estar dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Luana Kethlyn Bellini, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Estudante de graduação em psicologia

Viridiane Klabunde Carabagialle, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Estudante de graduação em psicologia

Evilin Fontana, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Estudante de graduação em psicologia

Fábio Zanuzzo, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Estudante de graduação em psicologiaPsicó

Graciela Soares Fonsêca, Universidade Federal da Fronteira Sul

Docente de Saúde Coletiva do curso de medicina

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Publicado

2020-08-11

Como Citar

BELLINI, L. K.; CARABAGIALLE, V. K.; FONTANA, E.; ZANUZZO, F.; FONSÊCA, G. S. A INSERÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 41–52, 2020. DOI: 10.54909/sp.v4i1.89765. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/89765. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes