INTERVENÇÃO NUTRICIONAL E CUIDADOS COM O SOBREPESO NA POPULAÇÃO IDOSA DE PICOS, PIAUÍ
APRENDIZADOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v8i2.142840Palavras-chave:
Idosos, Intervenção nutricional, Alimentação saudável, ObesidadeResumo
Introdução: O Brasil passa por transições nutricionais significativas nas últimas décadas, como a redução do número de casos de desnutrição e o aumento acelerado de pessoas com obesidade. Como consequência, observa-se o aumento da incidência de casos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e o aumento da obesidade, que frequentemente acomete pessoas de idade mais elevada. Objetivo: Relatar a experiência de intervenção nutricional e de cuidados com o sobrepeso realizada em idosos vinculados à Atenção Primária à Saude (APS). Relato da experiência: Experiência educacional de intervenção nutricional, realizada no mês de janeiro de 2024, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade de Picos, Piauí. Foram incluídos na ação educativa todos os idosos moradores no território da UBS. A ação foi desenvolvida por discentes e docente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí. Ocorreu em três etapas. Na etapa inicial houve a apresentação do projeto para a equipe da UBS. Em um segundo momento aconteceu a aprovação dos materiais educativos a serem utilizados (jogo e folder informativo) e, por fim, foi realizada a intervenção nutricional. Participaram da ação 14 idosos. Por meio do diálogo expositivo em roda de conversa foram priorizadas informações e orientações sobre a melhoria de hábitos alimentares cotidianos, enfatizando a necessidade de cuidados individuais, nutricionais e de aspectos emocionais, sociais e econômicos. A linguagem acessível/sem termos técnicos favoreceu a receptividade, o interesse e a compreensão dos idosos durante a intervenção. Conclusão: A roda de conversa mediada por linguagem acessível, assim como os materiais educativos produzidos mostraram-se facilitadores da ação educativa neste grupo específico. Abordagens e ferramentas educacionais interativas devem ser avaliadas pelos educadores no planejamento das ações educativas, considerando o perfil dos participantes. Reitera-se a necessidade de formação dos profissionais mediadores de ações educativas na APS, por meio da educação permanente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito 2024-11-06
Publicado 2024-11-11