POSTURAS E CONHECIMENTOS DE EDUCADORES EM RELAÇÃO AOS PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.127296

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Serviços de Saúde Escolar, Enfermagem em Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Os acidentes em ambiente escolar são comuns no cotidiano das educadoras e, de modo geral, são estes os principais responsáveis pelo primeiro atendimento aos estudantes. O conhecimento e a postura das educadoras podem influenciar diretamente no desfecho da situação atendida e por essa razão, este estudo teve como objetivo conhecer como as educadoras de uma escola municipal reagem diante de uma situação de urgência/emergência no cotidiano escolar. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, de abordagem descritivo-exploratória. Participaram 16 educadoras de uma escola municipal. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionários, discutidos pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as principais posturas adotadas pelas educadoras foi chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou os pais do aluno. Quanto aos acidentes mais frequentes, destacam-se as fraturas e os traumas. A maioria das educadoras não se sente segura em atuar em situações que requeiram primeiros socorros. As situações em que elas mais realizam a conduta adequada são em casos de convulsões, seguidos por parada cardiorrespiratória, fratura na coluna cervical, contusão, dificuldade respiratória e, por fim, desmaios e hemorragias. Esse estudo revelou a dificuldade das educadoras em lidar com as situações que requeiram primeiros socorros. Tal dificuldade foi associada à falta de conhecimento para a intervenção e a falta de habilidade para prestar os primeiros socorros. Depreende-se, portanto, que há desconhecimento por parte destas educadoras sobre as técnicas adequadas em casos de acidentes na escola. Destaca-se a importância de novos estudos nesta área e, principalmente, de capacitações em primeiros socorros para as educadoras.

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Biografia do Autor

Felipa Rafaela Amadigi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Curso de Graduação em Enfermagem. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Thaila Antunes Ploêncio, Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Santa Catarina

Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, Hospital Regional Homero de Miranda Gomes. São José, Santa Catarina, Brasil

Monica Motta Lino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil 

Rosani Ramos Machado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Curso de Graduação em Enfermagem. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil  

Tanise Gonçalves de Freitas, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis

Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Saúde. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil 

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

AMADIGI, F. R.; PLOÊNCIO, T. A.; LINO, M. M.; MACHADO, R. R.; FREITAS, T. G. de. POSTURAS E CONHECIMENTOS DE EDUCADORES EM RELAÇÃO AOS PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA . Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.127296. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/127296. Acesso em: 28 mar. 2024.

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