FORMAÇÃO EM DIABETES PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE BLUMENAU/SC
Resumo
O Diabetes Mellitus tipo 1 é a forma mais frequente de diabetes em crianças e adolescentes. Seu tratamento inclui múltiplas intervenções que exigem apoio ao cuidado. Por passarem uma parte significativa do dia na escola, as ações intersetoriais, neste caso, saúde e educação, são imprescindíveis para o apoio desta condição de saúde durante o horário escolar. No entanto, profissionais da educação tem pouco ou nenhum preparo para apoiar o gerenciamento do diabetes. Nesse contexto, a integração ensino-serviço e a Educação Permanente em Saúde são ferramentas de transformação de práticas profissionais. Nesta perspectiva, o projeto de extensão Doce Alegria e o Programa de Pós-Graduação de Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau propõem uma formação em diabetes para profissionais da rede de ensino do município de Blumenau-SC. Os conteúdos foram organizados em três módulos: a) conhecendo o diabetes; b) auxiliando os estudantes com diabetes e c) adquirindo habilidades técnicas. A carga horária será de dez horas e a metodologia a ser utilizada será a problematização com uso do arco de Mangarez. A avaliação abrangerá os conhecimentos em diabetes (pré e pós-formação), a formação em si e o seu impacto no cotidiano escolar. A articulação com os profissionais da escola terá apoio da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau. Estima-se que se inicie um processo de transformação da realidade a partir do desenvolvimento de competências para o apoio ao cuidado em diabetes contribuindo com a política nacional de atenção integral à saúde da criança e ao programa saúde na escola.
Palavras-chave: Diabetes Mellitus tipo 1. Integralidade em saúde. Educação permanente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).