AÇÕES DE CAPACITAÇÃO VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A PRECEPTORIA NA RESIDÊNCIA
A EXPERIÊNCIA EM HOSPITAL DE ENSINO DO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v8i2.141112Palavras-chave:
Capacitação em Serviço, Ensino, Preceptoria, Internato e Residência, Internato não MédicoResumo
Introdução: Preceptor é o profissional que acompanha, orienta e supervisiona o profissional residente na execução das atividades práticas ou teórico-práticas, atuando como facilitador do processo ensino-aprendizagem. Para possibilitar o desenvolvimento de competências para a preceptoria, as instituições de saúde devem buscar ferramentas que possam valorizar e qualificar o preceptor. Objetivo: Relatar a experiência de ações voltadas à capacitação para o desenvolvimento de competências para a preceptoria da residência. em hospital de ensino do sul do Brasil. Relato da experiência: Foram realizadas duas edições do curso de capacitação para a preceptoria, de abordagem interdisciplinar e interprofissional, nos anos de 2022 e 2023. 55 vagas foram oferecidas e todas rapidamente preenchidas, mostrando o interesse dos profissionais e a necessidade de abordagem desse tema. Participaram do curso profissionais da Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Apesar do interesse, 60% (2022) e 32,7% (2023) dos profissionais inscritos atingiram a frequência mínima de 75% para obtenção da certificação do curso, evidenciando a lacuna entre a necessidade percebida e a disponibilidade dos profissionais para participação em capacitações no ambiente de trabalho. Encontros de abordagens teóricas com aulas expositivas, assim como momentos de diálogos/reflexões e de estudos de casos foram realizados. As ações realizadas trouxeram discussões sobre o papel do preceptor e o funcionamento das residências, indicando a necessidade da definição de uma matriz de competências para o desenvolvimento da preceptoria dentro da instituição de saúde e a proposta de um programa de educação permanente com base nestas competências. Conclusão: Para a efetivação de uma proposta de educação permanente voltada à preceptoria, instituições formadoras e executoras devem trabalhar juntas, articulando suas ações e atribuições. A atividade de preceptoria deve ser incluída nos processos de trabalho do profissional preceptor, ordenada por uma matriz de competências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).