AÇÕES DE CAPACITAÇÃO VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A PRECEPTORIA NA RESIDÊNCIA

A EXPERIÊNCIA EM HOSPITAL DE ENSINO DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Ana Maria Martins Carlos Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (UFRGS) https://orcid.org/0000-0003-3727-1675

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v8i2.141112

Palavras-chave:

Capacitação em Serviço, Ensino, Preceptoria, Internato e Residência, Internato não Médico

Resumo

Introdução: Preceptor é o profissional que acompanha, orienta e supervisiona o profissional residente na execução das atividades práticas ou teórico-práticas, atuando como facilitador do processo ensino-aprendizagem. Para possibilitar o desenvolvimento de competências para a preceptoria, as instituições de saúde devem buscar ferramentas que possam valorizar e qualificar o preceptor. Objetivo: Relatar a experiência de ações voltadas à capacitação para o desenvolvimento de competências para a preceptoria da residência. em hospital de ensino do sul do Brasil. Relato da experiência: Foram realizadas duas edições do curso de capacitação para a preceptoria, de abordagem interdisciplinar e interprofissional, nos anos de 2022 e 2023. 55 vagas foram oferecidas e todas rapidamente preenchidas, mostrando o interesse dos profissionais e a necessidade de abordagem desse tema. Participaram do curso profissionais da Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Apesar do interesse, 60% (2022) e 32,7% (2023) dos profissionais inscritos atingiram a frequência mínima de 75% para obtenção da certificação do curso, evidenciando a lacuna entre a necessidade percebida e a disponibilidade dos profissionais para participação em capacitações no ambiente de trabalho. Encontros de abordagens teóricas com aulas expositivas, assim como momentos de diálogos/reflexões e de estudos de casos foram realizados. As ações realizadas trouxeram discussões sobre o papel do preceptor e o funcionamento das residências, indicando a necessidade da definição de uma matriz de competências para o desenvolvimento da preceptoria dentro da instituição de saúde e a proposta de um programa de educação permanente com base nestas competências. Conclusão: Para a efetivação de uma proposta de educação permanente voltada à preceptoria, instituições formadoras e executoras devem trabalhar juntas, articulando suas ações e atribuições. A atividade de preceptoria deve ser incluída nos processos de trabalho do profissional preceptor, ordenada por uma matriz de competências.

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Biografia do Autor

Ana Maria Martins Carlos, Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (UFRGS)

Mestrado Profissional em Enfermagem. Enfermeira e Ex-Chefe da Unidade de Gestão da Pós-Graduação do Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

CARLOS, Ana Maria Martins. AÇÕES DE CAPACITAÇÃO VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A PRECEPTORIA NA RESIDÊNCIA: A EXPERIÊNCIA EM HOSPITAL DE ENSINO DO SUL DO BRASIL. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e141112, 2024. DOI: 10.54909/sp.v8i2.141112. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/141112. Acesso em: 29 jul. 2025.

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