BIOSSEGURANÇA E PRÁTICAS PROFISSIONAIS NA ODONTOLOGIA NA PANDEMIA DA COVID-19: DADOS SOBRE O RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.119325Resumen
A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças importantes para a prática odontológica. Repensar os processos de trabalho em saúde bucal, olhando para as fragilidades e potencialidades do trabalho em equipe, parecem ser os novos desafios para uma geração de profissionais que se viu frente às incertezas, às imperativas necessidades de mudança e convocados a reconstruir as relações de trabalho, de cuidado e de compromisso com a sociedade. Neste contexto, se desenvolveu o projeto de pesquisa multicêntrico ‘Biossegurança em Odontologia para o enfrentamento da COVID-19: análise das práticas e formulação de estratégias’ (CAAE 31720920.5.2002.5530/Parecer de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa nº 4.071.063). Obteve-se 644 questionários respondidos por cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal. Foi possível identificar e comparar práticas e mudanças ocorridas, podendo traçar um paralelo entre as práticas de saúde bucal nos setores público e privado. De forma geral, os profissionais responderam que tiveram acesso às notas técnicas, orientações e recomendações do Ministério da Saúde, secretarias de saúde e conselhos de Odontologia. Os trabalhadores que atuam no serviço público foram mais testados para a COVID-19 do que os do setor privado. Também suspenderam os atendimentos eletivos e se afastaram das atividades profissionais em maior proporção do que os vinculados ao setor privado. O uso de ferramentas digitais para o exercício da Odontologia a distância (Teleodontologia) ainda é incipiente, sobretudo no serviço público. Verificou-se a presença de novos arranjos nas equipes de saúde bucal em um trabalho multiprofissional junto aos demais profissionais na atenção à saúde, ressignificando o papel das equipes de saúde bucal no setor público.
Palavras-chave: Biossegurança. Odontologia. Processos de trabalho. Saúde bucal. COVID-19.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).