Personagem Negra: uma reflexão crítica sobre os padrões raciais na produção dramatúrgica brasileira

Autores

  • Julianna Rosa de Souza (Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil) Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Palavras-chave:

Raça, Personagem, Negro, Teatro, Dramaturgia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo destacar questões históricas e sociais no processo de construção do termo raça e as consequências de uma ideologia racista no campo dramatúrgico. A classificação racial produzida, principalmente, por cientistas naturalistas sustentou uma série de representações paradigmáticas difundidas na cena teatral no decorrer dos séculos XIX e XX. Com o intuito de fazer provocações sobre a criação da personagem negra no teatro, o texto propõe uma reflexão crítica dos estereótipos e questiona a perspectiva teórica teatral hegemônica dos estudos da história do teatro e da dramaturgia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julianna Rosa de Souza (Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil), Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Professora no Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e doutoranda em Teatro no Programa de Pós-Graduação em Teatro PPGT / UDESC. Mestre em Teatro, pelo mesmo Programa, com dissertação defendida sobre a Dramaturgia da Dança dos Orixás: - prática artística de Augusto Omolú. Atualmente suas pesquisas concentram-se na área de: Teorias e Práticas do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, antropologia, dramaturgia e estudos culturais sobre identidade e diáspora africana.

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Souza (Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil), J. R. de. (2022). Personagem Negra: uma reflexão crítica sobre os padrões raciais na produção dramatúrgica brasileira. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 7(2), 274–295. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/66612

Edição

Seção

Performance e Relações Étnico-raciais