A Cênica Feminista:

teorizações sobre a ciência e a prática da cena teatral feministas e a importância de uma pedagogia feminista no campo teatral

Autores

Palavras-chave:

Cênica Feminista, Epistemologias Feministas, Pedagogia do Teatro, Teorias Críticas

Resumo

A Cênica Feminista: teorizações sobre a ciência e a prática da cena teatral feministas e a importância de uma pedagogia feminista no campo teatral1 – Este artigo teoriza sobre uma cênica feminista, resultante da aplicação ao teatro das epistemologias feministas, sintetizando a crítica que fazem às demarcações canônicas atreladas ao ato de conhecer, que contribuem para a desvalidação da experiência das mulheres. Associa-se seu modo de funcionamento à consciência das hierarquias de gênero, às quais reage por meio da formulação de estratégias poéticas e políticas de enfrentamento aos modelos sociais discriminatórios e sexistas e aos seus sustentáculos simbólicos. Conclui-se que essa cênica feminista encontra centralidade na pedagogia, onde emergem formas de saber emancipatórias e territórios de resistência e criação, que ressignificam o ser.

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Biografia do Autor

Lúcia Regina Vieira Romano, Instituto de Artes da Unesp

Bacharel em Teoria do Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutora pela ECA-USP, tem experiência nas áreas de Artes Cênicas, com ênfase em interpretação, performance, corporeidade, performatividade de gênero, teatro e feminismo e processos de criação. Professora na UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", Instituto de Artes, DACEFC. Atriz fundadora dos grupos Barca de Dionisos e Teatro da Vertigem, atua hoje  na Cia Livre de Teatro. 

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Romano, L. R. V. (2024). A Cênica Feminista:: teorizações sobre a ciência e a prática da cena teatral feministas e a importância de uma pedagogia feminista no campo teatral. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/132381

Edição

Seção

Performance e Gênero I