‘A astúcia própria da cena’: notas para um dispositivo comum entre o teatro e a filosofia

Auteurs

  • Freddie Rokem Tel Aviv University & University of Chicago

Mots-clés :

Bisbilhotagem, Dispositivo, Metateatro, Filosofia do Drama, Filosofia Performance

Résumé

O artigo sugere que cenas de bisbilhotagem contêm a chave para um dispositivo fundamental para o teatro, capaz de reforçar as intrincadas dimensões metateatrais de toda performance teatral, amplificando seu caráter filosófico. De modo a tornar essa afirmação clara, o artigo discute a ideia de dispositivo, conceito de inspiração foucaultiana (1980; 1986), e aplica suas dimensões autorreflexivas a vários exemplos retirados de diferentes peças, a fim de discutir como estes podem funcionar tanto quanto partituras para performances quanto como textos de caráter filosófico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2022-09-27

Comment citer

Rokem, F. (2022). ‘A astúcia própria da cena’: notas para um dispositivo comum entre o teatro e a filosofia. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 10(1), 01–21. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/99044

Numéro

Rubrique

Philosophie-Performance