O Percurso Estudantil do Festival Transamériques (FTA): uma experiência de mediação cultural marcante

Auteurs

  • Lucie Villeneuve (Université du Québec à Montréal, Montreal, Canadá) Université du Québec à Montréal (UQAM)

Mots-clés :

Mediação Cultural, Adolescentes, Criação Contemporânea, Ritual de Passagem, Abertura a si e ao Outro,

Résumé

Este artigo visa apresentar os impactos educativos do percurso estudantil do Festival Transamériques (FTA), dedicado à criação contemporânea em teatro e dança no Quebec. Uma primeira pesquisa de campo foi feita em 2010 junto a cinquenta adolescentes, seguida de outra, em 2014, com o objetivo de validar os resultados. A pesquisa revela que o evento representa um ritual de passagem para os jovens; ele é fonte tanto de descoberta de si quanto de abertura ao outro em nível estético e nos planos cultural e sociopolítico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2022-10-13

Comment citer

Villeneuve (Université du Québec à Montréal, Montreal, Canadá), L. (2022). O Percurso Estudantil do Festival Transamériques (FTA): uma experiência de mediação cultural marcante. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 5(2), 376–395. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/54056

Numéro

Rubrique

Théâtre et Éducation

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice