O Corpo-Encruzilhada como Experiência Performativa no Ritual Congadeiro

Autores

  • Jarbas Siqueira Ramos (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil) Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Palavras-chave:

Ritual, Congada, Performatividade, Corpo-Encruzilhada,

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir o ritual congadeiro como experiência performativa a partir das noções de corpo-encruzilhada. Parte-se do estudo do universo congadeiro e sua complexidade simbólica, percebendo-a como cultura de encruzilhadas. O ritual congadeiro é o ponto nodal dessa manifestação, sendo caracterizado pela relação entre o corpo e a performatividade. O presente trabalho se fundamenta em estudos teóricos e pesquisas de campo realizadas junto aos Catopês, da cidade de Bocaiúva/MG, e pretende ser referência para estudos sobre a cultura brasileira, especialmente sobre as manifestações culturais afro-brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jarbas Siqueira Ramos (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil), Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Graduado em Artes com habilitação em Teatro pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Mestre em Desenvolvimento Social, na linha de pesquisa Identidades e Territorialidades, pelo PPGDS/Unimontes. Mestrando em Artes Cênicas, na linha de pesquisa Matrizes Estéticas na Cena Contemporânea pelo PPGAC/UFBA. Doutorando em Artes Cências, na linha de Pesquisa Estudos do Corpo e da Imagem pelo PPGAC/UNIRIO. Professor do Instituto de Artes (Cursos de Dança e Teatro) da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Tesoureiro da ABRACE (gestão 2015-2016). Ator e Produtor Cultural. Tem experiência nas áreas de Teatro, Dança, Epistemologia da Pesquisa em Artes, Cultura Popular, Danças Brasileiras.

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Ramos (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil), J. S. (2022). O Corpo-Encruzilhada como Experiência Performativa no Ritual Congadeiro. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 7(2), 296–315. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/66605

Edição

Seção

Performance e Relações Étnico-raciais