Para um Teatro Performativo em Pirandello: um breve diálogo com Deleuze e o teatro da repetição

Auteurs

  • Martha de Mello Ribeiro (Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, Brasil)

Mots-clés :

Pirandello, Deleuze, Teatro Performativo, Teatro da Repetição, Maschere Nude

Résumé

Este artigo é o resultado de pesquisa prática no campo das artes cênicas, com ênfase nos processos e resultados artísticos alcançados nos estudos de cena pirandellianos. Na busca de uma teatralidade construída a partir do cruzamento entre teatro e performance, investiga-se a dramaturgia do autor italiano a partir de seu nó principal: a constatação pelo próprio dramaturgo do impoder de representação do teatro. Neste artigo, organizamos documentos e reflexões de um ano de atividades práticas em torno da cena e da dramaturgia do autor italiano, revisitada a partir de uma teatralidade performativa, à luz do conceito deleuziano de teatro da repetição.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2022-10-14

Comment citer

Ribeiro (Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, Brasil), M. de M. (2022). Para um Teatro Performativo em Pirandello: um breve diálogo com Deleuze e o teatro da repetição. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 4(3), 527–550. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/47073

Numéro

Rubrique

Autres thématiques