Performatividade e gênese da cena

Auteurs

  • Sílvia Fernandes (Universidade de São Paulo - São Paulo, Brasil) USP - Universidade de São Paulo - São Paulo - SP

Mots-clés :

Performatividade, Teatros do Real, Genética Teatral, Teatro da Vertigem, Bom Retiro 958 metros

Résumé

A partir do reconhecimento da tensão entre realidade e ficção recorrente na cena contemporânea, em geral definida como teatros do real, pretende-se ensaiar neste texto uma intersecção desse fenômeno com o campo teórico da performatividade, cuja ênfase recai sobre os processos, a dinâmica de transformação e a experiência. A intenção é associar reflexões ligadas à teoria da performatividade a algumas observações sobre o último trabalho do Teatro da Vertigem, dirigido por Antonio Araújo, Bom Retiro 958 metros. O recurso a modos de aproximação genética do teatro servirá como mote de leitura de alguns aspectos do processo criativo e da cena.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2022-10-16

Comment citer

Fernandes (Universidade de São Paulo - São Paulo, Brasil), S. (2022). Performatividade e gênese da cena. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 3(2), 395–412. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/38137

Numéro

Rubrique

Génétique Théâtrale