Delsarte e Laban: raízes e princípios de uma revolução estética.

Auteurs

  • Sônia Machado de Azevedo Escola Superior de Artes Célia Helena - ESCH

Mots-clés :

Pedagogia do ator, Atuação, Trabalho de corpo, Pesquisa, Dança moderna.

Résumé

O texto estabelece ligação entre alguns princípios de trabalho de François Delsarte e Rudolf Laban concluindo que aquilo que os identifica liga-se estreitamente ao método de pesquisa utilizado, que parte da observação da natureza humana e de seres humanos na vida real e na arte. Mostra também que tais princípios do método proposto por Delsarte encontram-se inseridos na cena contemporânea e fazem parte de diversas pedagogias ligadas a essa mesma cena.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Sônia Machado de Azevedo, Escola Superior de Artes Célia Helena - ESCH

Doutora em Artes, Mestre e Bacharel pelo Departamento de Artes Cênicas – ECA/USP com Formação em Dança Moderna, pela Escola Arte do Movimento. Atriz, diretora, dramaturga, dançarina e professora de teatro, autora de textos teatrais, romances, contos e poesias. Escreveu O Papel do Corpo no Corpo do Ator e colaborou com O Pós-Modernismo, e O Pós-Dramático ambos da Ed. Perspectiva, entre outros. Assinou artigos teóricos em publicações especializadas, entre as quais a Revista de Comunicações e Artes da USP, a Revista Sala Preta e em publicação da EDUSP: Diálogos com o Orientador e Anais da Abrace - Associação Brasileira de Pós-Graduação em Artes Cênicas. É membro do Conselho Editorial da Revista Urdimento - Udesc/SC e da Revista Olhares, da ESCH/SP. Teve seu primeiro romance lançado em 2007: "Odete Inventa o Mar ". Atualmente coordena o curso de graduação da Escola Superior de Artes Célia Helena e os cursos de Pós-Graduação. É professora de Práticas Corporais. Coordena também os cursos de Pós-Graduação

Publiée

2022-10-18

Comment citer

de Azevedo, S. M. (2022). Delsarte e Laban: raízes e princípios de uma revolução estética. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 2(2), 351–369. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/30294

Numéro

Rubrique

La Pédagogie de François Delsarte