Experiência acústica na cenológica devocional

Auteurs

  • Giovanni Cirino Universidade Estadual de Londrina

Mots-clés :

Marimba, Congada, Maures et chrétiens, Paysage sonore, Ethnocénologie sonore

Résumé

Este artigo discute o universo acústico de uma prática cênica fortemente ancorada na devoção a São Benedito. A música de tradição negra e suas relações com religiosidades populares no litoral norte de São Paulo é pensada como um contexto no qual práticas cênicas se realizam. A partir de aspectos sonoros, musicais e morfológicos, investigam-se as afinidades entre elementos simbólicos de diferentes religiosidades presentes nas representações de guerras entre mouros e cristões.

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Biographie de l'auteur

Giovanni Cirino, Universidade Estadual de Londrina

Giovanni Cirino é mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da área de Antropologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina, onde coordena o projeto de pesquisa Artes do Fazer: formas expressivas e experiência em Londrina. Membro integrante do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama (NAPEDRA – USP), Grupo de Pesquisa Saberes da Resistência Negra e Indígena (GRUPES – UFJF) e da Comissão Universidade para os Índios (CUIA –UEL). 

Publiée

2024-12-20

Comment citer

Cirino, G. (2024). Experiência acústica na cenológica devocional. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 14(4). Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/138262

Numéro

Rubrique

Les scènes du son