Effects on Children of Participation in Children's Community Choirs

Autores

  • Irene Cortesão Escola Superior de Educação Paula Frassinetti/CIIE Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade do Porto
  • Isabel Menezes Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto

Palavras-chave:

Children, Children's Choirs, Community Musical Intervention, Arts, Education

Resumo

This article explores the possibility of developing musical, social and personal skills in children, reflecting on the effects of their participation in community choir projects. Two projects, designed by adults, in which children are active subjects of artistic practices, which enhance music as an instrument for their sociocultural and affective development, are analysed. Through an ethnographic approach, these projects were monitored and focus groups and interviews with participants were conducted. The data collected suggest that those involved recognise positive effects on children in terms of personal and social skills and their ability to enjoy and build musical taste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Cortesão, Escola Superior de Educação Paula Frassinetti/CIIE Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade do Porto

Irene Cortesão Costa, é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. e É licenciada em Sociologia (FLUP) e tem o Curso de Música do Conservatório do Porto. Mestre em Antropologia Aplicada ao Trabalho Comunitário e Diploma Profissional em Trabalho Comunitário pelo Goldsmiths College da Universidade de Londres  e é doutorada  em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e ciências da Educação, Universidade do Porto. Fez formação especializada na Escola d’Expressió i Psicomotricitat do Institut d’Educació de Barcelona em “Expressão-Comunicação e Linguagens na Prática Socioeducativa”. Foi coordenadora dos serviços para a infância e juventude do Deptford Community Centre, Londres e da Casa das Glicínias - Vale de Campanhã no Porto. 

Isabel Menezes, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto

Isabel Menezes é licenciada e doutorada em Psicologia pela U.Porto, onde é Professora Catedrática no Departamento de Ciências da Educação. Leciona nas áreas de Metodologias de Investigação e de Intervenção Educativas, Educação para a Cidadania e Psicologia Política. Faz investigação sobre participação cívica e política de crianças, jovens e adultos, com especial interesse por grupos discriminados, e as formas como experiências de educação não-formal, incluindo no domínio artístico, podem contribuir para o empoderamento desses grupos

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Cortesão, I., & Menezes, I. (2022). Effects on Children of Participation in Children’s Community Choirs. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(1), 1–30. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129036

Edição

Seção

Crianças Performers