A Ópera dos Três Vinténs : uma peça didática em um laboratório de uma escola da antiga União Soviética

Auteurs

  • Viktoria Volkova Freie Universität Berlin

Mots-clés :

Bertolt Brecht, Peças didáticas, A Ópera dos Três Vinténs, Escola Soviética, Ensaios Teatrais.

Résumé

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre cenas específicas da peça A Ópera dos Três Vinténs de Bertold Brecht, encenadas em um espetáculo de teatro estudantil de Moscou, na antiga URSS, em 1982. O trabalho coletivo sob as condições de um teatro laboratório engendraram uma nova abordagem referente a outro formato brechtiano, a peça didática. O artigo problematiza a aprendizagem autorreflexiva dos estudantes e de seu professor ao trabalharem sob condições de teatro laboratório em um texto brechtiano. As práticas autorreflexivas foram descobertas pelos atores amadores por intermédio do súbito, embora inevitável, efeito de distanciamento de Brecht no formato da peça didática emergente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2021-10-11

Comment citer

Volkova, V. (2021). A Ópera dos Três Vinténs : uma peça didática em um laboratório de uma escola da antiga União Soviética. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 11(4), 01–25. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/118869

Numéro

Rubrique

Laboratoires en mouvement