Exu Steps on the Single-Branch Stump: performance and performativity in Exu

performance and performativity in Exu

Authors

Keywords:

Performance and Performativity. Afro Performance. Crossroads Body.

Abstract

 Este artigo discute performatividade e performance através da analogia com o orixá Exu e as entidades Exus. A pesquisa de campo e a observação participante no candomblé e nas giras de Exus permitiram aprofundar as reflexões. Através de experiências como um omorixá Exu, projeta-se o terreiro e a encruzilhada como espaço de produção de conhecimento. Alargando o entendimento de performance tendo a diáspora africana como contribuição e influência. Conclui-se que performatividade/Exu e performance/Exus não podem ser subjugados a olhares universalistas e padronizadores. A encruzilhada é um espaço capaz de apontar caminhos que contribuem para a compreensão das performances e corporeidades negras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mirian Bárbara Miralles Torres

bacharel em Teoria da Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Formada como Bailarina de Dança Contemporânea e Danças Folclóricas Cubanas na Escola Nacional de Arte de Cuba (ENA) 2009-2013.

Simonne Silva Alves

é mestranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ). Licenciada em dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Coordenadora e idealizadora do Projeto Mulheres Ao Vento (MAV). Artista e ativista; atua com projetos sociais voltados para saúde do corpo e discussão de temáticas pertinentes a cultura afro-brasileira, assim como as relações de gênero e feminismos negro. É vocalista e compositora do grupo Ewà PADE de pesquisa em música e percussão afro-brasileira.

 

Tiago Sá Leitão dos Santos

doutorando em Antropologia Social no Museu Nacional (MN) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), graduação com ênfase em musicologia/etnomusicologia.

Mirta Bárbara Torres Berdeguez

pós-doutoranda em Engenharia Nuclear do Programa de Engenharia Nuclear no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciências Nucleares da UFRJ (2016). Mestre em Física Nuclear pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia (2012). Formada em Engenharia Nuclear no Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Avançada (InsTec), Cuba (1992) e Bacharelado em Física, UESC (2012).

Published

2022-06-28

How to Cite

da Silva, G. L., Torres, M. B. M., Alves, S. S., dos Santos, T. S. L., & Berdeguez, M. B. T. (2022). Exu Steps on the Single-Branch Stump: performance and performativity in Exu: performance and performativity in Exu. Brazilian Journal on Presence Studies, 12(2), 1–31. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/121675

Issue

Section

Contemporary topics III

Most read articles by the same author(s)