Retorno a Paris:
Thomas Ostermeier e a performatização da identidade gay
Keywords:
Teatro Alemão, Thomas Ostermeier, Estudos Queer, Teatro ContemporâneoAbstract
Em seus espetáculos, o diretor alemão Thomas Ostermeier propõe uma abordagem sociológica que procura encenar as relações e as estruturas de poder de nossa contemporaneidade. Quais são os obstáculos à concretização de tais objetivos quando o foco recai sobre o entrecruzamento dos eixos de opressão de raça, classe e gênero? O presente ensaio busca investigar as contradições inerentes ao autodeclarado realismo sociológico de Ostermeier a partir da reflexão sobre os espetáculos Retour à Reims [Retorno a Reims] (2019) e Histoire de la Violence [História da Violência] (2020), baseados nas respectivas obras literárias homônimas de Didier Eribon e Édouard Louis.
Downloads
References
BARTHES, Roland. Écrits sur le théâtre. Paris: Éditions du Seuil, 2002.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: HOLANDA, Heloisa Buarque (org.). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
ERIBON, Didier. “Queer”, letra S: “Somos raritos, aquí estamos”, en Dictionaire del cultures gays et lesbiennes, Larousse/VUEF, 2003.
ERIBON, Didier. Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.
ERIBON, Didier. Retour à Reims. Paris: Champs Essais, 2018.
FRIQUES, Manoel Silvestre. (2015). Melancolia e antropotécnica na cena alemã: Falk Richter e Rodrigo García. In: revista Sala Preta, 15(1), 276-287. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p276-287
FRIQUES, Manoel Silvestre. (2018). Transgêneros teatrais. In: Revista Aspas, 8(1), 41-97. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i1p41-97
FRIQUES, Manoel Silvestre. BASBAUM, Ricardo. (2020). O que pode uma curadoria descolonial? In: Revista Poiésis, v. 21, n. 35, 11-16. https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.40530
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, Apicuri, 2016.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LORDE, Audre. Idade, raça, classe e gênero: mulheres redefinindo a diferença. In: HOLANDA, Heloisa Buarque (org.). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
LOUIS, Édouard. Cinq questions à Édouard Louis. In: ERIBON, Didier. Retour à Reims. Paris: Champs Essais, 2018.
MUÑOZ, José Esteban. Disidentifications: Queers of Color and the Performance of Politics. Londres, Minneapolis: University of Minnesota Press, 2016.
OSTERMEIER, Thomas. Le Théâtre et la Peur. Paris: Actes Sud, 2016.
OSTERMEIER, Thomas. LOUIS, Édouard. Au coeur de la violence. Paris: Éditions du Seuil, 2019.
OSTERMEIER, Thomas. Programa da Peça Histoire de la Violence. Paris: Théâtre de la Ville, 2020.
POIRSON, Martial; BARBÉRIS, Isabelle. L’Économie du spectacle vivant. Paris: PUF, 2016.
PRECIADO, Paul B. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1 edições, 2017.
PRECIADO, Paul B. Multidões queer: notas para uma política dos “anormais”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 11-20, 2011.
VIDARTE, Paco. Ética Bixa: proclamações libertárias para uma militância LGBTQ. São Paulo: n-1 edições, 2019.
WITTIG, M. The straight mind. Feminist Issues, v. 1, n. 1, p. 103-111, 1980.
Sites
https://next.liberation.fr/theatre/2019/01/17/retour-a-reims-fausse-route_1703623,
acessado em 16 de março de 2020.
https://www.nouveau-magazine-litteraire.com/th%C3%A9%C3%A2tre/eribon-relu-par-ostermeier-un-retour-rat%C3%A9, acessado em 16 de março de 2020.
https://www.jeuneafrique.com/mag/379501/culture/blade-mc-alimbaye-rapper-negritude/, acessado em 16 de março de 2020.
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/12/escritor-frances-conta-por-que-quis-proteger-homem-que-tentou-mata-lo.shtml, acessado em 16 de março de 2020.
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/05/em-tres-livros-edouard-louis-ja-arranjou-briga-com-mae-e-politico.shtml, acessado em 16 de março de 2020.
https://brasil.elpais.com/brasil/2015/05/22/cultura/1432306012_795615.html, acessado em 16 de março de 2020.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Brasileira de Estudos da Presença and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal. By submitting an article to the Revista Brasileira de Estudos da Presença and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
This journal use a Licença de Atribuição Creative Commons.