‘A astúcia própria da cena’: notas para um dispositivo comum entre o teatro e a filosofia

Autores

  • Freddie Rokem Tel Aviv University & University of Chicago

Palavras-chave:

Bisbilhotagem, Dispositivo, Metateatro, Filosofia do Drama, Filosofia Performance

Resumo

O artigo sugere que cenas de bisbilhotagem contêm a chave para um dispositivo fundamental para o teatro, capaz de reforçar as intrincadas dimensões metateatrais de toda performance teatral, amplificando seu caráter filosófico. De modo a tornar essa afirmação clara, o artigo discute a ideia de dispositivo, conceito de inspiração foucaultiana (1980; 1986), e aplica suas dimensões autorreflexivas a vários exemplos retirados de diferentes peças, a fim de discutir como estes podem funcionar tanto quanto partituras para performances quanto como textos de caráter filosófico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Rokem, F. (2022). ‘A astúcia própria da cena’: notas para um dispositivo comum entre o teatro e a filosofia. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(1), 01–21. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/99044

Edição

Seção

Filosofia-Performance