Para um Teatro Performativo em Pirandello: um breve diálogo com Deleuze e o teatro da repetição

Autores

  • Martha de Mello Ribeiro (Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, Brasil)

Palavras-chave:

Pirandello, Deleuze, Teatro Performativo, Teatro da Repetição, Maschere Nude

Resumo

Este artigo é o resultado de pesquisa prática no campo das artes cênicas, com ênfase nos processos e resultados artísticos alcançados nos estudos de cena pirandellianos. Na busca de uma teatralidade construída a partir do cruzamento entre teatro e performance, investiga-se a dramaturgia do autor italiano a partir de seu nó principal: a constatação pelo próprio dramaturgo do impoder de representação do teatro. Neste artigo, organizamos documentos e reflexões de um ano de atividades práticas em torno da cena e da dramaturgia do autor italiano, revisitada a partir de uma teatralidade performativa, à luz do conceito deleuziano de teatro da repetição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Ribeiro (Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, Brasil), M. de M. (2022). Para um Teatro Performativo em Pirandello: um breve diálogo com Deleuze e o teatro da repetição. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 4(3), 527–550. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/47073

Edição

Seção

Outros Temas