A invisibilidade dos saberes da rua na formação do artista circense no Brasil
Palavras-chave:
formação profissional, circo, arte de rua, escola de circo, circo de ruaResumo
As performances de circo de rua representam um efervescente movimento cultural contemporâneo. Muitas escolas de circo do Brasil vêm recebendo alunos que atuam ou desejam atuar nesse contexto, demandando um questionamento: estariam as escolas contribuindo de forma específica para a formação desses artistas? O presente estudo analisou cinco escolas de circo no Brasil, incluindo revisão de projetos pedagógicos, entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores e questionários a egressos. Embora exista uma alta demanda no setor e o reconhecimento da rua como espaço cênico relevante, não foi possível identificar uma abordagem sistemática de conteúdos específicos para a atuação na rua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Estudos da Presença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.