A invisibilidade dos saberes da rua na formação do artista circense no Brasil

Autores

Palavras-chave:

formação profissional, circo, arte de rua, escola de circo, circo de rua

Resumo

As performances de circo de rua representam um efervescente movimento cultural contemporâneo. Muitas escolas de circo do Brasil vêm recebendo alunos que atuam ou desejam atuar nesse contexto, demandando um questionamento: estariam as escolas contribuindo de forma específica para a formação desses artistas? O presente estudo analisou cinco escolas de circo no Brasil, incluindo revisão de projetos pedagógicos, entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores e questionários a egressos. Embora exista uma alta demanda no setor e o reconhecimento da rua como espaço cênico relevante, não foi possível identificar uma abordagem sistemática de conteúdos específicos para a atuação na rua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Marco Antonio Coelho Bortoleto é Graduado em Educação Física pela UNIMEP – Brasil; Mestre pela UNICAMP – Brasil; Doutor pela Universidade de Lleida (Espanha). Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade de Manitoba (Canadá) e Universidade de Concordia (Canadá). Professor Associado da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Diretor do Laboratório de Pesquisas sobre Circo (CIRCUS/Unicamp). 

Publicado

2025-05-27

Como Citar

Barreto, L., & Coelho Bortoleto, M. A. (2025). A invisibilidade dos saberes da rua na formação do artista circense no Brasil . Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 15(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/139905

Edição

Seção

Circo e Cena Contemporânea

Artigos Semelhantes

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.