Estilhaços da Frase Fílmica: a dramaturgia intermedial de Peter Handke

Autores

  • Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins (Universidade de Brasília, Brasil) Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Performatividade, Intermedialidade, Dramaturgia, Peter Handke, Literatura Alemã,

Resumo

O artigo realiza uma análise do conjunto da primeira fase da obra do escritor Peter Handke. Parte-se de um ensaio teórico elaborado pelo próprio Handke para dele destacar sua concepção de frase fílmica. Ao longo das análises de diversas obras constata-se como essa percepção estética perpassou seu teatro, seus romances, seu filme de estreia como diretor e os roteiros de sua colaboração com Wim Wenders. Numa síntese conceitual e interpretativa da sua obra, o artigo propõe uma articulação entre a prática da ekphrasis e o surgimento de uma dramaturgia intermedial, na qual o gesto da escrita precisa se reinventar entre fronteiras de linguagens, mídias, novas materialidades e tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins (Universidade de Brasília, Brasil), Universidade de Brasília

É doutor pelo programa de pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ e realizou seu "sanduíche" em parceria com o Institüt für Theaterwissenschaften da Freie Universität Berlin, com bolsa do Deutscher Akademischer Austauschdienst, DAAD. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Comunicação da UnB. Sua pesquisa de doutorado aborda as relações intermidiáticas entre literatura, teatro e cinema, a partir das obras produzidas pelos roteiristas de cinema, com um estudo de caso mais específico na colaboração entre Peter Handke e Wim Wenders.

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Martins (Universidade de Brasília, Brasil), P. G. P. de C. (2022). Estilhaços da Frase Fílmica: a dramaturgia intermedial de Peter Handke. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 7(2), 407–433. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/63920

Edição

Seção

Outros Temas