Ressignificando a Ação de Conduzir na Dança de Salão

uma revisão bibliográfica de produções acadêmicas

Autores

  • Robson Teixeira Porto Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil
  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0708-0942

Palavras-chave:

Condução, Contraconduta, Dança de Salão, Pedagogia da Dança, Revisão de Literatura

Resumo

O artigo apresenta reflexões decorrentes de uma investigação situada no campo da Pedagogia da Dança, desenvolvida na perspectiva de ressignificação dos modelos de Dança de Salão tradicionalmente praticados na nossa cultura. Na busca pela compreensão das possibilidades e interseções entre diferentes pesquisas sobre a comunicação da dupla na Dança de Salão, realiza-se uma revisão bibliográfica da produção científica brasileira contemporânea sobre o tema. Os resultados evidenciam o avanço quantitativo e qualitativo das pesquisas sobre Dança de Salão relacionadas às ações de conduzir e deixar-se conduzir, mas apontam a carência de trabalhos relacionados às pedagogias desse gênero de dança, o que se considera um entrave à reflexão e atualização das formas difundidas nos ambientes de ensino e prática da Dança de Salão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Teixeira Porto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Robson Teixeira Porto é doutorando em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS), Mestre em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialista em Artes na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Licenciado em Dança (UFPel) e Licenciado em Matemática (FURG). Atua como professor substituto no Curso de DançaLicenciatura (UFPEL) e como tutor EaD no Curso de Especialização em Artes EaD (UFPEL). Além disso, dirige a Cia. de Dança de Salão Robson Porto e atua como professor de Dança em espaços não formais de ensino.

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Vera Lúcia Bertoni dos Santos é professora Titular e pesquisadora vinculada ao Departamento de Arte Dramática (DAD) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS, Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes e Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Artes Cênicas, ambos pela UFRGS. Atriz de teatro.

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Teixeira Porto, R., & Bertoni dos Santos, V. L. (2023). Ressignificando a Ação de Conduzir na Dança de Salão: uma revisão bibliográfica de produções acadêmicas. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(3), 1–31. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/128163

Edição

Seção

Outros Temas