Prática Artística: notas de dentro – Um Pra Um – Passeios Ruminantes de Vera Mantero & convidados

Autores

  • Maíra Santos Faculdade da Motricidade Humana- Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Crítica, Conhecer de Dentro, Participação, Vera Mantero, Performance

Resumo

O artigo propõe-se a discutir a força crítica do projeto Mais Pra Menos Que Pra Mais (2014) e da performance Um Pra Um - Passeios Ruminantes (2014), ambas da coreógrafa portuguesa Vera Mantero. Para tanto, parte-se como metodologia do conceito do antropólogo Tim Ingold, conhecer de dentro, e da participação da autora no projeto como performer. Da análise do processo, discute-se, a saber: suas forças coreopolíticas, sua temporalidade projetiva e uma noção do artista como curador de si próprio. Conclui-se que, apesar das tensões entre a arte e a lógica de produção, o trabalho oferece diversos elementos no qual residem sua força: como pensar a política na arte, as noções de colaboração, proximidade, comunidade, autoaprendizagem e responsabilidade, que se distanciam de abstrações vazias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Santos, Faculdade da Motricidade Humana- Universidade de Lisboa

Maíra Santos é Doutora em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH/UL). Bailarina e Antropóloga. Formou-se em dança contemporâneas nos contextos formais e não formais de estudo. E entre as duas, Antropologia, pela Universidade de Campinas e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo.  Atualmente é pós doutoranda em Dança pela Faculdade da Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Bolsista Capes Doutorado Pleno no Exterior (2014-2018).

Publicado

2020-09-12

Como Citar

Santos, M. (2020). Prática Artística: notas de dentro – Um Pra Um – Passeios Ruminantes de Vera Mantero & convidados. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(4), 01–32. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100066

Edição

Seção

Processos de Criação