O (des)interesse no amor romântico em tempos de aplicativos de paquera
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-858320190.146-163Palavras-chave:
Desinteresse. Amor romântico. Análise de conteúdo. Par Perfeito. Facebook.Resumo
O impacto dos aplicativos de paquera na vida de seus usuários orientou o entendimento de que a solidez, a segurança e a monogamia, valores basilares do amor romântico, fragmentaram-se frente às mudanças tecnológicas e à individualização desenfreada. A proposta deste artigo funda-se em explorar o desinteresse de usuários desses aplicativos em relações duradouras. Para tal, foi feita uma análise de conteúdo dos comentários feitos na campanha “Seu amor de verdade” na fanpage do aplicativo “Par Perfeito” no Facebook. Como mediadores de interesses individuais, o estudo revelou que os usuários manifestam um interesse velado na busca dessa modalidade de relacionamento através de reclamações ou lamentações.
Downloads
Referências
AMARAL, O. C. Ela: o amor nos filmes e pelos filmes. Lumina, Juiz de Fora n. 1, v. 11, 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BOYD, D. Social network sites as networked publics: affordances, dynamics, and implications. In: PAPACHARISSI, Zizi (ed.). Networked self: identity, community, and culture on social network sites. Routledge, 2010. p. 39-58.
BRANDEN, N. A psicologia do amor romântico. Rio de Janeiro: Imago, 1982.
BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
CASTRO, J. C. L. O amor virtual como instância de empreendedorismo e de reificação. In: Galaxia, São Paulo, n. 27, p. 72-84, jun. 2014.
FERNANDES, R.; ALMEIDA, B. O amor em tempos de comunicação digital: um balanço das pesquisas em periódicos brasileiros. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 5., 2018, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: ALCAR, 2018.
FERNANDES, R. Seu amor de verdade: uma análise de conteúdo sobre a percepção do amor na Fanpage do aplicativo Par Perfeito. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 23., 2018, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Intercom Sudeste, 2018.
GIDDENS, A. A transformação da intimidade, sexualidade, amor & erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.
KRIPPENDORF, K. Content analysis, an introduction to its methodology. 3. ed. Thousand Oaks: Sage, 2012.
MAIA, J; BIANCHI, E. Tecnologia de geolocalização: Grindr e Scruff redes geosociais gays. Logos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 24, jun./dez. 2014.
PARPERFEITO. [Página oficial no Facebook]. c2018.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RÜDIGER, F. O amor e a mídia: problemas de legitimação do romantismo tardio. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Ricardo Fernandes, Patrícia Rakel De Castro Sena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).