O (des)interesse no amor romântico em tempos de aplicativos de paquera
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-858320190.146-163Palabras clave:
Desinteresse. Amor romântico. Análise de conteúdo. Par Perfeito. Facebook.Resumen
O impacto dos aplicativos de paquera na vida de seus usuários orientou o entendimento de que a solidez, a segurança e a monogamia, valores basilares do amor romântico, fragmentaram-se frente às mudanças tecnológicas e à individualização desenfreada. A proposta deste artigo funda-se em explorar o desinteresse de usuários desses aplicativos em relações duradouras. Para tal, foi feita uma análise de conteúdo dos comentários feitos na campanha “Seu amor de verdade” na fanpage do aplicativo “Par Perfeito” no Facebook. Como mediadores de interesses individuais, o estudo revelou que os usuários manifestam um interesse velado na busca dessa modalidade de relacionamento através de reclamações ou lamentações.
Descargas
Citas
AMARAL, O. C. Ela: o amor nos filmes e pelos filmes. Lumina, Juiz de Fora n. 1, v. 11, 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BOYD, D. Social network sites as networked publics: affordances, dynamics, and implications. In: PAPACHARISSI, Zizi (ed.). Networked self: identity, community, and culture on social network sites. Routledge, 2010. p. 39-58.
BRANDEN, N. A psicologia do amor romântico. Rio de Janeiro: Imago, 1982.
BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
CASTRO, J. C. L. O amor virtual como instância de empreendedorismo e de reificação. In: Galaxia, São Paulo, n. 27, p. 72-84, jun. 2014.
FERNANDES, R.; ALMEIDA, B. O amor em tempos de comunicação digital: um balanço das pesquisas em periódicos brasileiros. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 5., 2018, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: ALCAR, 2018.
FERNANDES, R. Seu amor de verdade: uma análise de conteúdo sobre a percepção do amor na Fanpage do aplicativo Par Perfeito. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 23., 2018, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Intercom Sudeste, 2018.
GIDDENS, A. A transformação da intimidade, sexualidade, amor & erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.
KRIPPENDORF, K. Content analysis, an introduction to its methodology. 3. ed. Thousand Oaks: Sage, 2012.
MAIA, J; BIANCHI, E. Tecnologia de geolocalização: Grindr e Scruff redes geosociais gays. Logos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 24, jun./dez. 2014.
PARPERFEITO. [Página oficial no Facebook]. c2018.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RÜDIGER, F. O amor e a mídia: problemas de legitimação do romantismo tardio. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Ricardo Fernandes, Patrícia Rakel De Castro Sena

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).