Ocupações dos secundaristas do RS: tensões culturais e reconfigurações comunicativas

Autores/as

  • Caio Ramos da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Danielle Miranda da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nísia Martins do Rosário Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.193-214

Palabras clave:

Semiótica da cultura. Ocupações. Secundaristas no RS. Fronteiras Semióticas. Semioses da horizontalidade. Midiativismo.

Resumen

O estudo apresenta reflexões sobre o movimento das ocupações das escolas secundaristas do Rio Grande do Sul (RS), com o objetivo de caracterizá-lo enquanto objeto semiótico. Essa proposta vincula-se ao entendimento dessa mobilização como fenômeno cultural, e enquanto tal, será guiada à luz dos conceitos da Semiótica da Cultura. Para tanto, foi realizada a ida a campo, inspirada na observação etnográfica, e guiada por categorias em busca de traços culturais na ocupação da Escola Estadual Padre Réus, em Porto Alegre. Além disso, realizou-se o rastreio em meio ao campo da pesquisa documental em relatos dispersos nas redes sociais e fontes como imprensa e mídias ativistas fora dos espaços tradicionais. Nesta articulação, destacam-se as potencialidades das semioses das ocupações ao colocarem em prática novos processos e linguagens de resistência e invenção, operando nas fronteiras do conceito de horizontalidade e avançando de forma efetiva na reconfiguração de possibilidades de novas formações comunicacionais. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caio Ramos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando na linha de Cultura e Significação do PPGCOM UFRGS. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Integrante do grupo de pesquisa registrado no CNPq GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Comunicação).

Danielle Miranda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS, membro do Grupo de Pesquisa GPESC - Semióticas e Cultura da Comunicação - e integrante da pesquisa Corpos em Explosão, em andamento no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Tem experiência acadêmica e profissional na área de Comunicação, com ênfase em marketing, posicionamento estratégico de marca, gestão e desenvolvimento de produto, comunicação e cultura, comunicação audiovisual, além de experiência na pesquisa e atuação como especialista em comunicação para classes populares. Ministrou a disciplina de Seminário de Cultura e Comunicação para os cursos de graduação em Comunicação Social da UFRGS. No momento, atua no núcleo de Inovação e Linguagem do Grupo RBS. Possui três Prêmios no Expocom Nacional (Intercom); quatro Prêmios Expocom Regional Sul (Intercom Sul) e foi duas vezes premiada no Prêmio SET Universitário da PUCRS. Organizadora das conferências licenciadas pela fundação TED Global: TEDxPorto Alegre (Porto Alegre, RS, 2010) e TEDxValedosVinhedos (Bento Gonçalves, RS, 2011).

Nísia Martins do Rosário, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Possui doutorado em Comunicação Social pela PUC/RS (2003), mestrado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (1997) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente é coordenadora do curso de Pós-graduação em Comunicação e Informação PPGCOM/UFRGS, membro dos grupos de pesquisa Gpesc (Grupo de pesquisa semiótica e cultura da comunicação) e Processocom (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção ) o qual é organizador da Rede Amlat (Rede Temática ?Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina?). A ênfase de suas investigações é em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: corporalidades, imagem, linguagens, semiótica e metodologia.

Citas

BENTES, Ivana. Mídia-Multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015.

CAIAFA, Janice. As aventuras da cidade. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

ECO, Umberto. Guerrilha semiológica. In: ECO, Umberto. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. p. 165-175.

FOGLIATTO, Débora. Secundaristas contam como é a vida nas ocupações e o que os move: ‘estamos amadurecendo’. Sul21, Porto Alegre, 30 mai. 2016. Disponível em: <http://www.sul21.com.br/jornal/secundaristas-contam-como-e-a-vida-nas-ocupacoes-e-o-que-os-move-estamos-amadurecendo/>. Acesso em: 9 nov. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARCIA, Marta Rizo, ALDAYA, Vivian Romeu. Interculturalidad y fronteras internas. deSignis, Buenos Aires, n.13, p. 47-54, 2009.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multidão: guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record, 2005.

JAKOBSON, R. Lingüística e comunicação. Tradução de Isidoro Blinkstein e José Paulo Paes. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 1975.

LAZZARATO, Maurizio. As revoluções do capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.

LOTMAN, Yuri. Cultura y explosión. Barcelona: Gedisa, 1999.

LOTMAN, Yuri. Semiosfera I: semiótica de la cultura e del texto. Madrid: Cátedra, 1996.

LOTMAN, Yuri. Semiosfera III: semiótica de las artes e de la cultures. Madrid: Cátedra, 2000.

LOTMAN, Yuri. Sobre el concepto contemporâneo de texto. Entretextos, Granada, n. 2, nov. 2003.

LOTMAN, Iúri; USPENSKI, Boris; IVÁNOV, V. Ensaios de Semiótica Soviética. Trad.V. Navas e S. T. de Menezes. Lisboa, Horizonte, 1981.

MACHADO, Irene. Escola de Semiótica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

OCUPA Padre Réus. Manifesto dos secundaristas do Padre Réus. [S.I.]: 16 de maio de 2016. Disponível em: <https://www.facebook.com/ocupa.padreco/posts/1025682050854910>. Acesso em: 7 dez. 2016.

OCUPA Padre Réus. Página do Facebook. [S.I]. Disponível em: <https://www.facebook.com/ocupa.padreco/>. Acesso em: 9 nov. 2016.

OCUPA Tudo RS. Página do Facebook. [S.I]. Disponível em: <https://www.facebook.com/ocupatudors/>. Acesso em: 9 nov. 2016.

PIRES, Ericson. Cidade ocupada. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007. (Tramas urbanas, v. 2).

RIO GRANDE DO SUL (Estado). Projeto de Lei nº 44, de 2016. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à gestão, proteção e preservação do meio ambiente, à ação social, ao esporte, à saúde e à cultura. Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Poder Executivo, Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: <http://www.al.rs.gov.br/legislativo/ExibeProposicao/tabid/325/SiglaTipo/PL/NroProposicao/44/AnoProposicao/2016/Origem/Px/Default.aspx>. Acesso em: 7 dez. 2016.

RIO GRANDE DO SUL (Estado). Projeto de Lei nº 190, de 2015. Institui, no âmbito do sistema estadual de ensino, o ”Programa Escola sem Partido”. Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Poder Executivo, Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: < http://www.al.rs.gov.br/legislativo/ExibeProposicao.aspx?SiglaTipo=PL&NroProposicao=190&AnoProposicao=2015&Origem=Dx>. Acesso em: 7 dez. 2016.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.

TARDE, Gabriel. Monadologia e sociologia. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

VELHO, Ana Paula Machado. A semiótica da cultura: apontamentos para uma metodologia de análise da comunicação. Revista Estudos de Comunicação, Curitiba, v. 10, n. 23, p. 249-257, set./dez. 2009.

Publicado

2016-12-21

Cómo citar

da Silva, C. R., D. M. da Silva, y N. M. do Rosário. «Ocupações Dos Secundaristas Do RS: Tensões Culturais E reconfigurações Comunicativas». Intexto, n.º 37, diciembre de 2016, pp. 193-14, doi:10.19132/1807-8583201637.193-214.

Número

Sección

Artículos