A ética de lado a lado: fontes de notícias e jornalistas frente a frente

Autores

  • Francisco José Karam Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aldo Antonio Schmitz Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Jornalismo. Ética. Fonte de notícias.

Resumo

Este artigo confronta a ética das fontes de notícias com a deontologia dos jornalistas. Os protagonistas são colocados frente a frente para apurar as responsabilidades, os conflitos, direitos, equívocos e, inclusive, as promiscuidades. Além do diálogo entre autores, confere-se nos manuais de redação e ética dos principais jornais brasileiros – Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora – como tratam essa relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco José Karam, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação, professor de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e autor de livros sobre a ética jornalística

Aldo Antonio Schmitz, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Jornalismo na Univesidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

KARAM, Francisco José; SCHMITZ, Aldo Antonio. A ética de lado a lado: fontes de notícias e jornalistas frente a frente. Intexto, Porto Alegre, n. 23, p. 147–163, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/15887. Acesso em: 8 ago. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.