Por uma semiótica política
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202254.120465Palabras clave:
Semiótica, Política, Charles Sanders Peirce, ÉticaResumen
A partir de uma vida dedicada aos ofícios do intelecto, na sua missão de transmissão ética do conhecimento, afinal, a semiótica é a ética do intelecto, e tendo alcançado o ponto de maturidade de sua pesquisa e de seu pensamento, Alexandre Rocha da Silva deu início ao percurso de seu pós-doutoramento. Requereu para isso o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que lhe foi deferido em uma disputa na qual poucos foram contemplados, para o desenvolvimento da pesquisa sob a supervisão de Lucia Santaella. O embrião já começou a ser fertilizado em 2018 e, durante todo o ano de 2019, Alexandre viveu em São Paulo para a convivência não só com a supervisora, mas também com toda a sua ambiência de pesquisa. Foi admirável, como tudo por onde colocava sua presença, a dedicação de Alexandre a todas as atividades desenvolvidas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo que abrigou o seu projeto, estendidas também ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, na mesma universidade. Como fruto dessa convivência, Lucia Santaella dispõe hoje de todo o material que foi produzido durante o percurso da pesquisa, além dos primeiros capítulos destinados à edição de um livro em coautoria. O artigo que aqui se apresenta representa o ponto de partida dessa coautoria, que neste momento pretende tornar público o projeto de pesquisa que inseminou o desenvolvimento do projeto levado a cabo por Alexandre Rocha da Silva.
Descargas
Citas
BADIOU, Alain. Ética: um ensaio sobre a consciência do mal. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.
BADIOU, Alain. O ser e o evento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
BARTHES, Roland. A aventura semiológica. Lisboa: Edições 70, 1987.
BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1993.
BERNSTEIN, Richard J. El giro pragmático. Barcelona: Anthropos Editorial, 2013.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. v. 2. São Paulo: Ed. 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. v. 3. São Paulo: Ed. 34, 1996.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. v. 4. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DELANEY, Cornelius. Peirce on Science and metaphysics: overview of a synoptic vision. Cognitio: revista de filosofia, São Paulo, n. 3, p. 11-21, nov. 2002.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DERRIDA, Jacques. A estrutura, o signo e o jogo no discurso das ciências humanas. In: DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2009.
FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
GUATTARI, Felix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.
GUATTARI, Felix. Cosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Ed. 34, 1992.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multidão: guerra e democracia na era do império. Rio de Janeiro: Record, 2014.
IASBECK, L. C. A. Método Semiótico. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
LATOUR, Bruno. As políticas da natureza. Bauru: EDUSC, 2004.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaios de uma antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.
MOUFFE, Chantal. Desconstrucción y pragmatismo. Buenos Aires: Paidós, 1998.
PEIRCE, Charles Sanders. Collected papers. Bloomington: Indiana University, 2000.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e filosofia. Cultrix: São Paulo, 1992.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Ed. 34, 2005.
SANTAELLA, Lucia. Arte & cultura: equívocos do elitismo. São Paulo: Cortez, 1982.
SANTAELLA, Lucia. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1992.
SANTAELLA, Lucia. Teoria geral dos signos: semiose e autogeração. São Paulo: Ática, 1995.
SANTAELLA, Lucia. Estética: de Platão a Peirce. São Paulo: Experimento, 1994.
SANTAELLA, Lucia. Produção de linguagem e ideologia. São Paulo: Cortez, 1996.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicação: o sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTAELLA, Lucia. Temas e dilemas do pós-digital: a voz da política. São Paulo: Paulus, 2016.
SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2018.
SANTAELLA, Lucia. A assinatura das coisas: Peirce e a literatura. 2. ed. São Paulo: LF, 2021.
SILVA, Alexandre Rocha da. A dispersão na semiótica das minorias. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
SILVA, Alexandre Rocha da; CUNHA, João. Fabricio Flores da. A semiótica como prática de pesquisa. In: BARICHELLO, Eugênia Mariano da Rocha; RUBLESCKI, Anelise (org.). Pesquisa em comunicação: olhares e abordagens. Santa Maria: Facos, 2014. p. 47-66.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Lucia Santaella

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).





