À sombra da dominância

produção audiovisual nacional à moda Netflix

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.56.138185

Palavras-chave:

streaming de vídeo, original Netflix, brasilidade, televisão, ficção seriada

Resumo

Este estudo investiga o impacto da Netflix na indústria audiovisual brasileira, com ênfase na suposta diversificação introduzida pela plataforma no Brasil. Objetivamos analisar a dualidade inerente a esse fenômeno, reconhecendo o papel desempenhado pela empresa na ampliação das narrativas brasileiras. Argumentamos que, embora a Netflix proporcione uma plataforma global para essas obras, há o potencial de perdermos a soberania sobre a representação do Brasil e da brasilidade no cenário internacional. Por meio de uma metodologia que incorpora uma análise crítica das estratégias de localização da Netflix no mercado brasileiro, investigamos como estas acabam por diversificar representações nacionais, em um cenário historicamente monopolizado pelo Grupo Globo. Contudo, apontamos, que a Netflix reduz alguns imaginários a estereótipos ou a obras esvaziadas de autenticidade cultural. Este estudo, assim, contribui para uma compreensão das complexas interações entre a produção audiovisual local e os serviços de streaming de vídeo estrangeiros em um mercado do Mundo Majoritário ainda não regulamentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Rios, Universidade Federal Fluminense

Daniel Rios é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. É mestre em Comunicação e bacharel em Estudos de Mídia pela mesma instituição.

Melina Meimaridis, Universidade Federal Fluminense

Melina Meimaridis é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. É doutora e mestre em Comunicação e bacharel em Estudos de Mídia pela mesma instituição. Pesquisadora associada ao Global Internet TV Consortium e ao projeto Série Clube (UFF).

Daniela Mazur, Universidade Federal Fluminense

Daniela Mazur é bolsista de pós-doutorado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI). É doutora e mestre em Comunicação e bacharel em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora associada ao MidiÁsia, TeleVisões e ao projeto Série Clube (UFF).

Referências

%. Direção: César Charlone. Criação: Pedro Aguilera. Intérpretes: João Miguel; Bianca Comparato et al. Brasil: Netflix, 2016-2020. Série de televisão. 4 temporadas.

A SOGRA que te pariu. Direção: Alex Cabral. Criação: Rodrigo Sant’Anna. Intérpretes: Rodrigo Sant’Anna; Lidi Lisboa et al. Brasil: Netflix, 2022-. Série de televisão. 2 temporadas.

AKPOJIVI, U. Cosmopolitan media, contestation, and critique: assessing international media governance standards from the Nigerian perspective. In: Media Governance: a cosmopolitan critique. Cham: Springer, 2022. p. 103-123.

ALBUQUERQUE, A.; MEIMARIDIS, M.; QUINAN, R. O mecanismo e a midiatização ficcional da Operação Lava-Jato. Questões Transversais, São Leopoldo, v. 8, n. 16, p. 58-64, 2021.

ANDRADE, R. Erro do Cade expõe número de assinantes da Netflix no Brasil. Metrópoles, Brasília, 12 out. 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTORES ROTEIRISTAS (ABRA). Rio de Janeiro, c2000. Disponível em: https://www.abra.art.br/. Acesso em: 29 mar. 2024.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELEVISÃO POR ASSINATURA (ABTA). São Paulo, c2022. Disponível em: https://www.abta.org.br/. Acesso em: 17 jan. 2024.

B.O. Direção: Pedro Amorim; Leandro Hassum; Carol Minêm. Criação: Carlos Garcia et al. Intérpretes: Leandro Hassum; Luciana Paes et al. Brasil: Netflix, 2023. Série de televisão. 1 temporada.

BOCA a Boca. Direção: Esmir Filho; Juliana Rojas. Produção: Caio Gullane et al. Intérpretes: Caio Horowicz; Michel Joelsas et al. Brasil: Netflix, 2020. Série de televisão. 1 temporada.

BOM DIA, Verônica. Direção: José Henrique Fonseca; Izabel Jaguaribe; Rog de Souza. Criação: Raphael Montes; Ilana Casoy. Produção: José Henrique Fonseca et al. Intérpretes: Tainá Müller; Camila Morgado et al. Brasil: Netflix, 2020-2024. Série de televisão. 3 temporadas.

CAPARELLI, S. Televisão e capitalismo no Brasil. Porto Alegre: L&PM, 1982.

CÉSAR, D. Quem é Elisabetta Zenatti, a nova manda-chuva da Netflix Brasil. UOL - NaTelinha, São Paulo, 22 jun. 2021.

CIDADE Invisível. Produção: Francesco Civita et al. Criação: Carlos Saldanha. Intérpretes: Marco Pigossi; Alessandra Negrini et al. Brasil: Netflix, 2021-2023. Série de televisão. 2 temporadas.

COISA Mais Linda. Direção: Caito Ortiz; Hugo Prata; Júlia Rezende. Criação: Giuliano Cedroni; Heather Roth. Produção: Beto Gauss; Francesco Civita. Intérpretes: Maria Casadevall; Pathy Dejesus et al. Brasil: Netflix, 2019-2020. Série de televisão. 2 temporadas.

CLUB de Cuervos. Direção: Gary Alazraki. Produção: Moises Chiver; Monica Vargas; Leonardo Zimbron. Intérpretes: Luis Gerardo Méndez; Mariana Treviño et al. México: Netflix, 2015-2019. Série de televisão. 4 temporadas.

DE MARCHI, L.; LADEIRA, J. M. Originais Netflix: um panorama da produção audiovisual da Netflix no Brasil 2016-2019. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42989. Acesso em: 14 jan. 2024.

DE VOLTA aos 15. Direção: Viviane Jundi et al. Produção: Mayra Lucas; Carolina Alckmin; Olivier Rohde. Intérpretes: Maisa Silva; Camila Queiroz et al. Brasil: Netflix, 2022. Série de televisão. 2 temporadas

DNA do Crime. Direção: Heitor Dhalia. Produção: Manoel Rangel; Egisto Betti. Intérpretes: Rômulo Braga; Maeve Jinkings et al. Brasil: Netflix, 2023-. Série de televisão. 2 temporadas.

ELKINS, E. Algorithmic cosmopolitanism: on the global claims of digital entertainment platforms. Critical Studies in Media Communication, Oxfordshire, v. 36, n.4, p. 376-389, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15295036.2019.1630743. Acesso em: 14 jan. 2024.

ESTEVES, A. C. O lugar da Netflix no campo do poder: reflexões sobre o impacto da empresa no audiovisual africano a partir da Nigeria. Mídia e Cotidiano, Niterói, v. 17, n. 2, p. 1-21, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.57558. Acesso em: 14 jan. 2024.

EU, a Patroa e as Crianças. Direção: Kim Wayans et al. Criação: Don Reo; Damon Wayans. Intérpretes: Kim Wayans; Kim Wayans, Jr. et al. Estados Unidos: ABC, 2001-2005. Série de televisão. 5 temporadas.

FILHOS do Carnaval. Direção: Cao Hamburger. Criação: Cao Hamburger; Elena Soarez. Intérpretes: Jece Valadão; Felipe Camargo et al. Brasil: HBO, 2006-2009. Série de televisão. 2 temporadas.

HAMBURGER, E. O Brasil antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

HANSEN, K. T.; WAADE, A. M. Locating nordic noir. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2017.

ILDIR, A.; RAPPAS, İ. A. Netflix in Turkey: localization and audience expectations from video on demand. Convergence, Thousand Oaks, v. 28, n. 1, p. 255-271, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/13548565211060301. Acesso em: 14 jan. 2024.

IRMANDADE. Direção: Pedro Morelli. Criação: Pedro Morelli. Intérpretes: Naruna Costa; Seu Jorge et al. Brasil: Netflix, 2019-2022. Série de televisão. 2 temporadas.

JIN, D. Y. Digital platforms, imperialism and political culture. London: Routledge, 2015.

JIN, D. Y. Netflix’s effects on the Korean wave: power relations between local cultural industries and global OTT platforms. Asian Journal of Communication, Nanyang, v. 33, n. 5, p. 452-469, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01292986.2023.2232368. Acesso em: 14 jan. 2024.

KIM, T. Cultural politics of Netflix in local contexts: a case of the Korean media industries. Media, Culture & Society, Thousand Oaks, v. 44, n. 8, p. 1508-1522, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/01634437221111917. Acesso em: 14 jan. 2024.

KRINGS, M.; OKOME, O. (ed.). Global Nollywood: the transnational dimensions of an African video film industry. Indiana: Indiana University Press, 2013.

LA CASA de Papel. Direção: Koldo Jesús Colmenar; Álex Rodrigo Serra; Javier Quintas. Criação: Álex Pina. Intérpretes: Úrsula Corbero; Álvaro Morte et al. Espanha: Antena 3, 2017/Netflix, 2019-2021. Série de televisão. 3 temporadas.

LANG, J.; HOPEWELL, J. Netflix celebrates five years of Brazilian production, unveils upcoming slate in more Brazil on screen presentation. Variety, New York, 23 nov. 2021.

LLAMAS-RODRÍGUEZ, J. The return of indigenismo in Netflix Mexico. In: LOTZ, A.; LOBATO, R. (ed.). Streaming video: storytelling across borders. New York: NYU Press, 2023. p. 225-247.

LOPES, M. I. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 26, p. 17-34, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i26p17-34. Acesso em: 14 jan. 2024.

LOTZ, A. In between the global and the local: mapping the geographies of Netflix as a multinational service. International Journal of Cultural Studies, Thousand Oaks, v. 24, n. 2, p. 195-215, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1367877920953166. Acesso em: 14 jan. 2024.

LOTZ, A D. Netflix and streaming video: the business of subscriber-funded video on demand. United Kingdom: Polity, 2022.

LOTZ, A.; EKLUND, O. Beyond Netflix: ownership and content strategies among non-US-based video streaming services. International Journal of Cultural Studies, Thousand Oaks, v. 27, n. 1, p. 119-140, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1177/13678779231196314. Acesso em: 14 jan. 2024.

LOTZ, A.; EKLUND, O.; SOROKA, S. Netflix, library analysis, and globalization: rethinking mass media flows. Journal of Communication, Oxford, v. 72, n. 4, p. 511-521, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1093/joc/jqac020. Acesso em: 14 jan. 2024.

LOTZ, A.; LOBATO, R. (ed.). Streaming video: storytelling across borders. New York: NYU Press, 2023.

LUNARDI, G. The ‘Brazilian-ness’ of Brazilian YouTube: new voices, new platforms, new television? 2022. Tese (Doutorado em Comunicação) - Queensland University of Technology, Brisbane, 2022.

MANDRAKE. Direção: José Henrique Fonseca et al. Criação: Rubem Fonseca; José Henrique Fonseca. Intérpretes: Marcos Palmeira; Luis Carlos Miele et al. Brasil: HBO, 2005-2007. Série de televisão. 2 temporadas.

MAZUR, D. A Coreia do Sul e a Hallyu: uma globalização alternativa no mundo multipolar. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.

MAZUR, D., MEIMARIDIS, M., RIOS, D. Original by deception: Netflix’s mixed blessings to Hallyu in Brazil. In: IS NETFLIX RIDING THE KOREAN WAVE OR VICE VERSA: AN INTERNATIONAL CONFERENCE, 2022, Seul. Proceedings [...]. Seul: SNUAC, 2022.

MEIMARIDIS, M. Revendo a hegemonia da tv brasileira: o streaming de vídeo como força disruptiva na indústria televisiva nacional. Revista GEMInIS, São Carlos, v. 14, n. 2, p. 4-29, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p04-29. Acesso em: 29 mar. 2024.

MEIMARIDIS, M.; MAZUR, D.; RIOS, D. From São Paulo to Seoul: Netflix’s strategies in peripheral markets. Comunicación y sociedad, México, v. 18, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.32870/cys.v2021.8038. Acesso em: 29 mar. 2024.

MORAES, C. Lázaro Ramos, na Amazon, diz que em 2022 Brasil tem de conversar consigo mesmo. Folha de S. Paulo, São Paulo, 8 jan. 2022.

NADA SUSPEITOS. Criação: César Rodrigues; Leandro Soares. Produção: Carolina Alckmin. Intérpretes: Fernanda Paes Leme; Thati Lopes et al. Brasil: Netflix: 2022. Série de televisão. 1 temporada.

NARCOS. Criadores: Chris Brancat; Carlo Bernard; Doug Miro. Produção: Paul Eckstein et al. Intérpretes: Wagner Moura; Boyd Holbrook et al. Estados Unidos; Colômbia: Netflix, 2015-2017. Websérie. 3 temporadas.

NETFLIX. What we watched: a Netflix engagement report. Los Angeles, 12 dez. 2023. Disponível em: https://about.netflix.com/en/news/what-we-watched-a-netflix-engagement-report. Acesso em: 14 jan. 2024.

NINGUÉM TÁ Olhando. Direção: Daniel Rezende; Fernando Fraiha; Marcus Baldini. Produção: Caio Gullane; Fabiano Gullane. Intérpretes: Thais Lago; Felipe Riqueime et al. Brasil: Netflix: 2019. Série de televisão. 1 temporada.

O CANGACEIRO do Futuro. Direção: Halder Gomes; Glauber Filho. Produção: Mayra Lucas; Carolina Alckmin. Intérpretes: Edimilson Filho; Chandelly Braz et al. Brasil: Netflix: 2022. Série de televisão. 1 temporada.

O ESCOHIDO. Direção: Michel Tikhomiroff; Max Calligaris. Produção: Mixer Filmes. Intérpretes: Renan Tenca; Paloma Bernanrdi et al. Brasil: Netflix: 2019. Série de televisão. 1 temporada.

O MECANISMO. Direção: José Padilha; Felipe Prado; Marcos Padro. Produção: José Padilha; Marcos Padro. Intérpretes: Selton Mello; Carol Abras et al. Brasil: Netflix: 2018- 2019. Série de televisão. 2 temporadas.

ONISCIENTE. Direção: Isabel Valiante; Júlia Pacheco; Jordão. Criação: Pedro Aguilera. Produção: Tiago Mello; Pedro Aguilera. Intérpretes: Carla Salle; Sandra Corveloni et al. Brasil: Netflix, 2020. Série de televisão. 1 temporada.

ÖZKENT, Y. Reflection of orientalist discourse on Netflix Turkey: The Protector. In: TOMBUL, I.; SARI, G. (ed.) Handbook of research on contemporary approaches to orientalism in media and beyond. Hershey: IGI Global, 2021. p. 939-952.

PACETE, L. Netflix aposta no longo prazo para ampliar produção local no Brasil. Forbes Brasil, São Paulo, 11 jan. 2023.

PARK, J. H.; KIM, K.; LEE, Y. Netflix and platform imperialism: how Netflix alters the ecology of the Korean TV Drama industry. International Journal of Communication, Los Angeles, v. 17, p. 72-91, 2023.

PENNER, T.; STRAUBHAAR, J. Títulos originais e licenciados com exclusividade no catálogo brasileiro da Netflix: um mapeamento dos países produtores. MATRIZes, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 125-149, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p125-149. Acesso em: 14 jan. 2024.

PETRUSKA, K.; WOODS, F. Traveling without a passport: ‘Original’ streaming content in the transatlantic distribution ecosystem. In: HILLS, M.; HILMES, M.; PEARSON, R. (ed.). Transatlantic television drama: industries, programs, and fans. Oxford: Oxford University Press, 2019. p. 49-68.

POTTER, A. SVODs’ innovation in children’s content. In: LOTZ, A.; LOBATO, R. (ed.). Streaming video: storytelling across borders. New York: NYU Press, 2023.p. 264-279.

PORTO, M. Telenovelas and representations of national identity in Brazil. Media, Culture & Society, Thousand Oaks, v. 33, n. 1, p. 53-69, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0163443710385500. Acesso em: 14 jan. 2024.

RAVACHE, G. Netflix faz investimento recorde no país, apesar da crise dos streamings. Valor Econômico, São Paulo, 28 set. 2023.

REALITY Z. Direção: Claudio Torres. Produção: Claudio Torres; Renata Brandão. Intérpretes: Ana Hartamann; João Pedro Zarpa et al. Brasil: Netflix, 2020. Série de televisão. 1 temporada. Baseado em: Dead Set, de Charlie Brooker.

RIBEIRO, A. P.; SACRAMENTO, I. A renovação estética da TV. In: RIBEIRO, A. P.;

SACRAMENTO, I.; ROXO, M. (ed.). História da televisão no Brasil: do início aos dias de hoje. São Paulo: Contexto, 2010. p. 109-136.

RIOS, D. Diversidade e dependência: Netflix e o campo de produção de séries no Brasil. 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.

SAMANTHA! Direção: Luis Pinheiro; Julia Jordão. Criação: Felipe Braga. Produção: Alice Braga et al. Intérpretes: Emanuelle Araújo; Douglas Silva et al. Brasil: Netflix, 2018-2019. Série de televisão. 2 temporadas.

SANTO. Direção: Vicente Amorim. Criação: Carlos López. Intérpretes: Bruno Gagliasso; Raúl Arévalo et al. Brasil: Netflix, 2022. Série de televisão. 1 temporada.

SEGUNDO SOL. Direção: Maria de Médicis. Criação: João Emanuel Carneiro. Intérpretes: Giovanna Antonelli, Emílio Dantas et al. Brasil: TV Globo, 2018. Telenovela.

SEM FILTRO. Direção: Cris D’Amato. Criação: João Paulo Horta. Intérpretes: Ademara; Flávia Reis et al. Brasil: Netflix, 2023. Série de televisão. 1 temporada.

SINTONIA. Direção: KondZilla; Johnny Araújo. Criação: KondZilla; Guilherme Quintella;

Felipe Braga. Produção: Rita Moraes; Felipe Braga; Alice Braga. Intérpretes: Jottapê; Christian Malheiros et al. Brasil: Netflix, 2019-. Série de televisão. 4 temporadas.

SÓ SE FOR POR AMOR. Direção: Ana Luiza Azevedo; Gisele Barroco; Joana Mariani Criação: Luciano Patrick. Produção: Coração da Selva. Intérpretes: Filipe Bragança; Ana Mametto et al. Brasil: Netflix, 2022. Série de televisão. 1 temporada.

SOUSA, H. Crossing the Atlantic: globo’s wager in Portugal. In: SCIENTIFIC CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR MASS COMMUNICATION RESEARCH - POLITICAL ECONOMY SECTION, 1997, Oaxaca. Proceedings [...]. Praga: IAMCR, 1997.

SPECTROS. Direção: Douglas Petrie. Produção: Roberto D’Avila; Suraia Lenktaitis. Intérpretes: Danilo Mesquita; Cláudia Okuno et al. Brasil: Netflix, 2020. Série de televisão. 1 temporada.

STRAUBHAAR, Joseph D. Brazilian television: The decline of American influence. Communication Research, New Jersey, v. 11, n. 2, p. 221-240, 1984. https://doi.org/10.1177/009365084011002006. Acesso em: 29 mar. 2024.

TEMPORADA de Verão. Direção: Isabel Valiante; Caroline Fioratti. Produção: Boutique Filmes. Intérpretes: Giovana Lancellotti; Gabz et al. Brasil: Netflix, 2022. Série de televisão. 1 temporada.

UM MALUCO no Pedaço. Produção: Will Smith; Quincy Jones; Benny Medina et al. Criação: Andy Borowitz; Susan Borowitz. Intérpretes: Will Smith et al. Estados Unidos: NBC, 1990-1996. Série de televisão. 6 temporadas.

WAYNE, M. Netflix audience data, streaming industry discourse, and the emerging realities of ‘popular’ television. Media, Culture & Society, Thousand Oaks, v. 44, n. 2, p. 193-209, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/01634437211022723. Acesso em: 14 jan. 2024.

WILLIAMS, E. Squid Game’s script was rejected for 10 years before coming to Netflix. Early Game, [s. l.], 6 out. 2021.

ZULIANI, A. A Sogra que te pariu: série da Netflix mira em Sai de Baixo, mas erra feio. UOL -Notícias da TV, São Paulo, 13 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Rios, D., M. Meimaridis, e D. Mazur. “À Sombra Da dominância: Produção Audiovisual Nacional à Moda Netflix”. Intexto, nº 56, julho de 2024, doi:10.19132/1807-8583.56.138185.

Edição

Seção

Artigos