Consumidores de hoje, cidadãos de outrora: a pedagogia crítica da mídia como proposta de fortalecimento da cultura

Autores

  • Fábio Souza da Cruz fabiosouzadacruzgmailcom

Palavras-chave:

Cidadania. Globalização. Cultura da Mídia. Pedagogia Crítica da Mídia.

Resumo

Trabalhando sob a perspectiva da Pedagogia Crítica da Mídia, de Douglas Kellner, esta investigação lança uma reflexão em torno da questão sobre os meios de comunicação – com especial ênfase à televisão –, o consumo e o papel do cidadão em tempos de globalização. Desta forma, a Pedagogia Crítica da Mídia é apresentada como proposta de fortalecimento e (re) legitimação da cidadania – de outrora – em um presente permeado pela cultura midiática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Souza da Cruz, fabiosouzadacruzgmailcom

Mestrado em Comunicação e Práticas Sócio Políticas. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS, Brasil. Doutorado em Cultura midiática e Tecnologias do Imaginário. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-03-17

Como Citar

DA CRUZ, Fábio Souza. Consumidores de hoje, cidadãos de outrora: a pedagogia crítica da mídia como proposta de fortalecimento da cultura. Intexto, Porto Alegre, n. 11, p. 78–96, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4077. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.