Reconfigurações do consumo de telejornalismo no cenário convergente

o uso do Twitter como segunda tela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.130338

Palavras-chave:

convergência, televisão, telejornalismo, segunda tela, Twitter

Resumo

No presente artigo, realiza-se uma reflexão teórica em torno das reconfigurações do consumo de televisão e telejornalismo no cenário convergente a partir da experiência de segunda tela, concebida como o ato de assistir televisão e produzir ou acompanhar comentários sobre a programação em sites de redes sociais. O crescimento dos índices de audiência da televisão aberta durante a pandemia de covid-19, associado ao aumento do número de menções a programas telejornalísticos nas redes sociais durante esse período, demonstram que o surgimento das mídias digitais não resultou na morte da televisão, mas levou a ressignificações e adaptações do consumo de seu conteúdo. Considerando esse contexto, recuperam-se perspectivas teóricas em torno da noção de convergência e convergência jornalística e levantam-se pontos de reflexão sobre a experiência de segunda tela e suas implicações para o consumo de televisão e telejornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Praxedes dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Mestre em Gestão de Políticas Públicas e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Professor no curso de Jornalismo da Univali. carlospraxedes@gmail.com

Camila Maurer, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Produção e Gestão em Rádio e TV e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). 

Referências

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

CANATTA, Fábio. TV e segunda tela: uma análise do horário nobre do Twitter. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

GARSON, Marcelo. O conceito de convergência e suas armadilhas. Revista Galáxia, São Paulo, n. 40, p. 57-70, jan/abr 2019. Disponível em: http://doi.org/10.1590/1982-25542019135324. Acesso em: 27 fev. 2022.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KANTAR IBOPE MEDIA. Inside vídeo: a (re) descoberta. São Paulo, 9 nov. 2021.

MARQUIONI, Carlos Eduardo. A experiência de segunda tela e o modelo de negócios suportado por publicidade: a sincronização de anúncios entre telas (o caso brasileiro de SuperStar). Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 129-150, set/dez 2017.

RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.

SALAVERRÍA, Ramón; GARCÍA AVILÉS, José Alberto; MASIP, Pére. Concepto de convergência periodística. In: LÓPEZ GARCÍA, Xosé; PEREIRA FARIÑA, Xosé (orgs.). Convergência digital: reconfiguración de los medios de comunicación en España. Santiago de Compostela: Universidad de Santiago de Compostela, 2010.

SILVERSTONE, Roger. Prefácio à edição da Routledge classics. In: WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo; 2016.

VIZEU, Alfredo. O lado oculto do telejornalismo. Florianópolis: Calandra, 2005.

VIZEU, Alfredo. O telejornalismo como lugar de referência e a função pedagógica. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 16, n. 40, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6321. Acesso em: 27 fev. 2022.

WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo, 2016.

WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Santos, C. R. P. dos, e C. Maurer. “Reconfigurações Do Consumo De Telejornalismo No cenário Convergente: O Uso Do Twitter Como Segunda Tela”. Intexto, nº 55, junho de 2023, p. 130338, doi:10.19132/1807-8583.55.130338.

Edição

Seção

Artigos