Jornalismo em 140 toques: análise de três contas do Twitter no Brasil
Palavras-chave:
Webjornalismo. Microblog. Twitter.Resumo
Este artigo analisa algumas contribuições do microblogging para o jornalismo brasileiro contemporâneo. Foram investigadas três contas de veículos de imprensa mantidas por jornalistas no Twitter – @bandtransitosp, @revista_trip e @rodaviva –, escolhidas pelo seu caráter experimentalista e informacional. Buscamos analisar o processo de manutenção dos microblogs pelos agentes jornalísticos, analisando os conteúdos postados e entrevistando os mantenedores das contas. Os resultados apontam para apropriações do Twitter pelas redações para além da simples difusão de manchetes e de curtas coberturas em tempo real.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Francisco Antônio Machado da Silva, Rogério Christofoletti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).