Protagonismo feminino nos filmes de quadrinhos
o que performam as super-heroínas contemporâneas?
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.128956Palabras clave:
performance, cinema, corpos femininos, super-heroínasResumen
Com o objetivo de problematizar os corpos femininos que habitam os filmes centrados em super-heroínas, analisamos neste artigo os quatro primeiros filmes lançados pelos estúdios da DC e da Marvel com protagonismo feminino, no momento posterior ao de construção de seus respectivos universos cinematográficos. Para analisar Mulher-Maravilha, Capitã Marvel, Esquadrão Suicida e Aves de Rapina, convocamos perfomance como conceito metodológico a partir de Schechner, Taylor, Cardoso Filho e Gutmann e Gutmann. Tensionamos questões de distintas dimensões dos filmes desde como são realizadas suas filmagens, as negociações em torno do suposto vínculo entre mulher, emotividade e romance heterossexual, além da opressão de gênero e a busca por autonomia. Concluímos, a maioria das obras apresentou valores que são comuns aos feminismos, mas também negociaram e, muitas vezes, assumiram as posições designadas para as mulheres em culturas masculinas.
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