Tradição e modernidade: o sistema de comunicação japonês
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.103374Palavras-chave:
Mídia, Políticas de comunicação, Convergência tecnológica, NHK, Sistemas de comunicaçãoResumo
A caracterização do sistema de comunicação nipônico é um dos aspectos centrais do livro “Mídia no Japão”, recém-lançado pela FAC-UnB. A obra analisa como, em meio à convergência tecnológica, a mídia japonesa desenvolveu um modelo peculiar de comunicação, centrado no conglomerado público NHK (Nippon Hoso Kyokai), nos grupos nacionais kereitsu e na adaptação ao avanço dos serviços de streaming. Por fim, traz reflexões para o Brasil, que adotou o sistema japonês de televisão digital.
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Referências
HALLIN; Daniel; MANCINI, Paolo. Comparing media systems: three models of media and politics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
NAZARENO, Claudio. Mídia no Japão: como as comunicações do arquipélago sobrevivem à globalização e à internet. Brasília: FAC-UnB, 2020.
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