Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações

Autores

  • Luciana Piccoli UFRGS/PPGEdu - ULBRA/Guaíba

Palavras-chave:

Alfabetização. Alfabetismo. Letramento. Oralidade, Leitura e Escrita. Práticas e Eventos de Letramento.

Resumo


As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aos
diferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, da
trajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produção
acadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico.
Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcar
a abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita
– e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos do
Letramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimento
de pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo e
social das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidas
em seus contextos de origem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Piccoli, UFRGS/PPGEdu - ULBRA/Guaíba

Luciana Piccoli é doutora em Educação e professora do Departamento de Ensino
e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.
E-mail: luciana.piccoli@ufrgs.br

Arquivos adicionais

Publicado

2010-09-24

Como Citar

Piccoli, L. (2010). Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações. Educação & Realidade, 35(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961

Edição

Seção

Artigos