O Ensino da Leitura no Discurso Pedagógico Contemporâneo

Autores

  • Raquel Goulart Barreto UERJ
  • Glaucia Campos Guimarães Faculdade de Formação de Professores - UERJ

Palavras-chave:

Ensino. Leitura. Produção Textual. Discurso Pedagógico

Resumo

Fundado na análise de uma proposta de trabalho com leitura em pesquisa participante, este artigo visa a discutir leitura e produção textual na escola hoje. Está dividido em quatro seções que abordam: (1) o discurso pedagógico como arena de luta por hegemonia, envolvendo os modos pelos quais as tecnologias da informação e da comunicação tendem a ser recontextualizadas nas práticas escolares; (2) meios de buscar a aproximação do movimento dos sentidos através do ensino da leitura; (3) resultados da pesquisa desenvolvida em uma escola pública, visando a fornecer subsídios para outros movimentos de recontextualização; e (4) dimensões do trabalho docente, com ênfase em leitura e produção textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Goulart Barreto, UERJ

É graduada em Letras e doutora em Educação (UFRJ), docente do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Procientista, líder do Grupo de Pesquisa Educação e Comunicação, e pesquisadora do CNPq.

Glaucia Campos Guimarães, Faculdade de Formação de Professores - UERJ

É docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores e Procientista na UERJ. É líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, tecnologias e leituras na escola.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Barreto, R. G., & Guimarães, G. C. (2015). O Ensino da Leitura no Discurso Pedagógico Contemporâneo. Educação & Realidade, 40(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46065

Edição

Seção

Didática na Educação Básica