Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações

Authors

  • Luciana Piccoli UFRGS/PPGEdu - ULBRA/Guaíba

Keywords:

Alfabetização. Alfabetismo. Letramento. Oralidade, Leitura e Escrita. Práticas e Eventos de Letramento.

Abstract


As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aos
diferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, da
trajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produção
acadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico.
Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcar
a abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita
– e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos do
Letramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimento
de pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo e
social das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidas
em seus contextos de origem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luciana Piccoli, UFRGS/PPGEdu - ULBRA/Guaíba

Luciana Piccoli é doutora em Educação e professora do Departamento de Ensino
e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.
E-mail: luciana.piccoli@ufrgs.br

Published

2010-09-24

How to Cite

Piccoli, L. (2010). Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações. Educação & Realidade [Education & Reality], 35(3). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961

Issue

Section

Articles