Formulação e Gestão de uma Política: impasses democráticos no SEAP-RS

Autores

  • Guilene Salerno Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil
  • Maria Beatriz Luce Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Gestão Democrática, Formulação de Política

Resumo

O artigo apresenta uma análise do processo de formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP-RS) na gestão 2011-2014 da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Considera os movimentos institucionais, conceitos e pressupostos desta política de avaliação institucional. Revela dilemas e desafios da/na gestão, a partir de narrativas e documentos que ilustram a formação da agenda e as normas regulamentares. Dois impasses são salientados: o discurso sobre a gestão democrática em face do centralismo na formulação da política; e a exigência dos dirigentes políticos para respostas imediatas em face dos novos modos participativos de avaliação.

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Biografia do Autor

Guilene Salerno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil

Guilene Salerno é doutora em Educação, mestra em Psicologia Social e Institucional e licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é assessora pedagógica do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre e pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos de Políticas e Gestão da Educação na Faculdade de Educação.

Maria Beatriz Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil

Maria Beatriz Luce é licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Michigan. Atualmente é professora titular de Política e Administração da Educação na UFRGS.

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Salerno, G., & Luce, M. B. (2018). Formulação e Gestão de uma Política: impasses democráticos no SEAP-RS. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84863

Edição

Seção

Gestão Educacional e Políticas de Avaliação