Democracia, Micropolítica e os Dispositivos de Gestão Educacional Gerencial

Autores

  • André Antunes Martins Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

Palavras-chave:

Educação. Democracia. Gestão Gerencial. Micropolítica. Desterritorialização.

Resumo

O artigo problematiza o direcionamento das políticas públicas à ampliação do exercício da democracia em educação, fazendo referências às capturas que a gestão gerencial promove ao referendar os valores de mercado. Da mesma forma, analisamos a formação do Estado moderno em sua função de codificador dos fluxos e produtor de territórios vinculados à sociedade de controle. Nesse contexto, o campo educacional, em seus aspectos organizativos e formativos, é atravessado pelo controle, disseminados pela racionalidade econômica. No entanto, as desterritorializações promovem fissuras na racionalidade econômica liberal, a educação menor seria um exemplo desse fluxo desterritorializante democrático em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Antunes Martins, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

André Antunes Martins é doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense/RJ. Atualmente é professor adjunto na mesma universidade do doutoramento. Desenvolve pesquisa no campo das ações coletivas e das políticas públicas com foco na gestão democrática educacional. Também atuou em redes públicas de ensino na educação básica.

Publicado

2016-04-05

Como Citar

Martins, A. A. (2016). Democracia, Micropolítica e os Dispositivos de Gestão Educacional Gerencial. Educação & Realidade, 41(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/54948

Edição

Seção

Políticas Públicas de Educação