O Cotidiano da Gestão Escolar: o método de caso na sistematização de problemas

Autores

  • Fabiana Martins Coelho Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd - UFJF), Juiz de Fora/MG

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Cases. Resolução de Problemas.

Resumo

Este artigo é resultado de um trabalho de pesquisa, intitulado Olhares Cotidianos sobre a Gestão Escolar, realizado pelo CAEd-UFJF em 2011. A fim de apreender as percepções de professores, coordenadores pedagógicos e diretores acerca da gestão escolar da qual fazem parte, foram realizados 17 grupos focais em 6 escolas públicas do município de Juiz de Fora. A metodologia proposta levou em conta dois processos importantes: sistematização de problemas e encaminhamento de soluções. Para isso, foram elaborados 17 cases inspirados em 5 categorias de problemas: relação da escola com a família, indisciplina do aluno, desamparo pedagógico, descontinuidades da prática docente e imprecisão no gerenciamento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Martins Coelho, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd - UFJF), Juiz de Fora/MG

Fabiana Martins Coelho é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e coordenadora de Projetos de Pesquisas CAEd/UFJF.

Publicado

2015-09-10

Como Citar

Coelho, F. M. (2015). O Cotidiano da Gestão Escolar: o método de caso na sistematização de problemas. Educação & Realidade, 40(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/47617

Edição

Seção

Artigos