Os Meninos

Autores

  • Maura Corcini Lopes UNISINOS
  • Alfredo Veiga-Neto UFRGS, ULBRA

Palavras-chave:

diferença, espaço e tempo modernos, disciplinas, escola moderna, currículo.

Resumo

A partir da conhecida fotografia de Robert Doisneau –publicada na capa da obra coletiva organizada Compère (1997) e que retrata três meninos sentados que parecem aguardar o fim de uma aula – e tomando como referência o argumento estético que Michel Foucault elabora no primeiro capítulo d’As palavras e as coisas – a saber: o célebre texto Las Meninas (Foucault, 1992) – este trabalho discute o papel que a educação escolarizada moderna desempenha no que concerne às tentativas modernas de aplainamento da anisotropia do mundo moderno. Problematizando a indissociável conexão entre tempo e espaço, bem como o caráter socialmente construído dos sentidos e dos usos dados a ambos, no mundo da vida – em termos da memória humana e da lugarização –, apontam-se, na fotografia, vários detalhes que mostram diferentes formas com que cada um ali retratado exerce a sua própria ocupação espaço-temporal. Essas diferentes maneiras caminham no sentido inverso das muitas táticas que a escola desenvolveu para homogeneizar o espaço e o tempo sociais modernos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maura Corcini Lopes, UNISINOS

Graduada em Educação Especial, Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS e professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Alfredo Veiga-Neto, UFRGS, ULBRA

Graduado em Música e em História Natural, Mestre em Genética, Doutor em Educação e professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Arquivos adicionais

Publicado

2004-06-01

Como Citar

Lopes, M. C., & Veiga-Neto, A. (2004). Os Meninos. Educação & Realidade, 29(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25428

Edição

Seção

Artigos