A Constituição de uma Educação Bilíngue e a Formação dos Professores de Surdos

Autores

  • Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES
  • Maura Corcini Lopes Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS

Palavras-chave:

Educação Bilíngue. Formação. Professor de Surdos. Intelectual Específico.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a constituição de uma educação bilíngue a partir da formação de professores de surdos. Partindo de uma ideia de percurso formativo, defende o professor de surdos como intelectual específico, daí seu compromisso ético e estético com o saber da comunidade surda. O texto inicialmente aborda a localização histórica das construções discursivas da noção de educação bilíngue a fim de situar a emergência desse profissional e as implicações dessas mudanças na sua formação. Por fim, a partir das narrativas dos professores de surdos, discute a experiência como grande disparador do exercício da atitude na função-educador como intelectual específico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado é doutora (2012) e mestre (2007) em Educação a Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE-UFES). Rea-lizou estudos de pós-doutorado (bolsa Capes) pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora Adjunto II e orientadora de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFES) na linha de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas.

Maura Corcini Lopes, Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS

Maura Corcini Lopes tem doutorado (2002) e mestrado (1997) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estudos de pós-doutorado (bolsa Capes) na Universidade de Lisboa (2012). É professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Programa de Pós-Graduação em Educação, no qual orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Vieira-Machado, L. M. da C., & Lopes, M. C. (2016). A Constituição de uma Educação Bilíngue e a Formação dos Professores de Surdos. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61083

Edição

Seção

Educação de Surdos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)