Professores e Alunos: o engendramento da violência da escola

Autores

  • Marilda da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara/SP
  • Adriele Gonçalves da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro/SP

Palavras-chave:

Violência, Violência da Escola, Violência em Espaço Escolar, Professor, Aluno

Resumo

Analisa-se o engendramento de uma face da violência da escola, tendo em vista a produção da violência em espaço escolar. Pesquisa bibliográfica quanti-qualitativa. Fontes: 77 dissertações e 15 teses produzidas no Brasil (2007 a 2012). Coleta e organização dos dados: Análise de Conteúdo. Fundamentação base: Bernard Charlot e Pierre Bourdieu. Resultados: as fontes apontaram que professores brasileiros são protagonistas na constituição da violência da escola, contribuindo para a produção da violência em espaço escolar. Os alunos são as principais vítimas dessa violência. O professor sofre menos violência física e verbal do que o aluno. A violência simbólica é a mais usada pelo professor contra o aluno. A escola também usa desse expediente.

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Biografia do Autor

Marilda da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara/SP

Marilda da Silva é livre-Docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências, UNESP, Campus de Rio Claro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, ensino e aprendizagem em sala de aula, violência da escola, autobiografia e trabalho docente.

Adriele Gonçalves da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro/SP

Adriele Gonçalves da Silva é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências de Rio Claro, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Araraquara. Mestre em Educação pelo Instituto de Biociências, UNESP, Campus de Rio Claro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com a temática da violência em espaço escolar.

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Silva, M. da, & Silva, A. G. da. (2018). Professores e Alunos: o engendramento da violência da escola. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64089

Edição

Seção

A Educação Escolar em Perspectiva