Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour

Autores

  • Moisés Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Laboratório Escolar. Articulação. Enunciado Científico.

Resumo

O presente artigo trata da articulação entre os estudos de laboratório descritos por Bruno Latour e sua pertinência, como enfoque teórico-metodológico, para pesquisas em laboratórios das escolas do Ensino Médio. São abordados principalmente os conceitos de enunciado científico e de articulação. O artigo tem como objetivo contribuir com reflexões acerca da superação da crença das atividades escolares de laboratório como simples correias de transmissão de conhecimentos experimentais. É feita a análise de algumas categorias metodológicas na construção de argumentos, em tomo das condições que possibilitam a produção de determinados enunciados práticos no âmbito do laboratório escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Moisés Alves de Oliveira é professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Arquivos adicionais

Publicado

2011-09-13

Como Citar

Oliveira, M. A. de. (2011). Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour. Educação & Realidade, 31(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22994

Edição

Seção

Artigos