Ampliação da Jornada Escolar e o Terceiro Setor: a atuação do CENPEC

Autores

  • Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

Palavras-chave:

jornada escolar, terceiro setor, política educacional

Resumo

O artigo analisa a elaboração e a divulgação de propostas para a ampliação da jornada escolar pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), de 1993 a 2006. Buscamos nos apropriar das proposições e das estratégias de convencimento utilizadas junto às sociedades civil e política, a partir de diversos documentos assinados pela ONG e seus intelectuais. A seguir, avaliamos a assimilação desse conjunto de proposições pelo Programa Mais Educação, política de ampliação de jornada do governo federal, de 2007.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa é professor do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da Faculdade da Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Educação (PPGE/UFRJ) e pesquisador do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/Unirio), e do Laboratório de Investigação em Escola, Poder e Estado (LIEPE/UFRRJ).

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Costa, R. E. C. A. da. (2018). Ampliação da Jornada Escolar e o Terceiro Setor: a atuação do CENPEC. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60756

Edição

Seção

A Educação Escolar em Perspectiva